Sábado tem “12° Encontro de Amigos do Tamboréu” na praia de Barequeçaba





A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), está apoiando o “12° Encontro de Amigos do Tamboréu”, marcado para este sábado (19/05), no canto norte de Barequeçaba, a partir das 8h30.

Segundo o organizador do encontro, Luís Hypólito do Rêgo (Luís Chocolate), do Micuim Tamboréu Clube, não haverá disputa por título, apenas jogos amistosos. “O pessoal de fora (70 pessoas) está vindo para encontrar os amigos, jogar na praia e curtir esse nosso paraíso. E a grande maioria deles vem com esposa e filhos”, disse ele, que espera a participação de cerca de cem pessoas no evento.

Ainda de acordo com ele, os atletas de São Paulo (capital) só jogam em quadras de saibro em seus respectivos clubes. “Aqui é na praia, descalço, sem camisa, respirando ar puro. E é também um jeito de curtir um fim de semana com a família entre amigos e fazer o que gosta, que é jogar Tambóreu”, comentou.



Tamboréu

O Tamboréu, modalidade esportiva hoje bastante difundida em toda a baixada santista – já se evidenciando em São Paulo e nas mais progressistas cidades do interior – formou um verdadeiro colégio de praticantes e de aficionados, pois, inegavelmente, é destinado ao desenvolvimento físico e à conservação de energias humanas, tanto para os jovens quanto para os de idade mais avançada, formando amigos e enriquecendo o patrimônio moral, social e esportivo dos clubes e das entidades respectivas.

Nasceu por volta de 1937, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.

Com a continuação vieram as quadras, com 20, 18 e, por fim, 17 metros, que é a atual. A rede usada a princípio era a de tênis; hoje já são feitas exclusivamente para o esporte.

Entre 1940 e 1942, clubes armavam três quadras, apesar do prestígio do voleibol na cidade de Santos. Os Tupís eram um deles e aos poucos foi se armando uma equipe, chegando em 1947 e 1948 ao título de campeões da cidade em duplas, pois só havia campeonatos eliminatórios nesta categoria.

Equipes de destaque daquela época eram o Banco do Brasil, o Graussás, o Fri-Kik, o Estudantes e o Fluminense, e as entusiastas, Melchert, Simões, Eurico, Morgado, Nathan, Amorim, Mario Rubens Abreu, Rivaldo, e Vasco, Berjon, Italo e Alpe, que estavam em todas as comissões organizadoras dos campeonatos que faziam.

Em 1949, com a passagem da equipe do Tupís para o Caravelas, formou-se uma equipe, considerada das melhores de todos os tempos, jogando-se em três duplas. Essa equipe era formada por Washington e Hegdemburgo, Eurico e Dallis, Gil e Altair (Fininho). Em 1953 ou 1954 com a criação da sub-comissão de Tamboréu, o esporte passou a ter campeonatos com o cunho oficial, sendo os dois primeiros vencidos pelo Caravelas. Surgiu em seguida uma nova boa equipe, o Banespa, que passou a vencer vários campeonatos.

Mais além, formou-se o Brahm’s, também com três grandes duplas, Cláudio, o ex-ponteiro direito corintiano e da seleção paulista, e Fernando; Chocolate e Rato, Walter e Álvaro; que mandariam por longo tempo na cidade, até passarem-se já a fundação da Liga para o Fri-Kik e logo após para o Internacional. Com a fundação da Liga surgiu o Atlético Santista, clube que foi o pioneiro de quadras de saibro (oficiais) em Santos, e que hoje possui a melhor quadra coberta (só para Tamboréu). Mas, forma-se em outros clubes, como Portuários, Portuguesa e Internacional, uma geração totalmente diferente, quase todos de juvenis na categoria adulta.

Nos dias atuais, destacam-se equipes como o Internacional, Independente, Fluminense, Memorial e os Portuários.

De acordo com Luís Chocolate, resumidamente, o Tamboréu é um esporte jogado por atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede. O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes - simples, por equipe ou não - a contagem terá dez pontos em cada "set", que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de três. Os pontos são marcados quando a bola toca o chão ou nas linhas da quadra.



Serviço: O Micuim Tamboréu Clube fica na Avenida Manoel Hypólito do Rêgo, 1579, no Pontal da Cruz.

Comentários