Prefeitura realiza simulado de acidente de trânsito em Boiçucanga




Ação aconteceu no trevo de Boiçucanga e incluiu a participação de vários órgãos



A Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), por meio do Departamento de Tráfego (DETRAF), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com a Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim de São Sebastião e com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou hoje (17/05) um simulado de acidente de trânsito na altura do trevo de Boiçucanga.

Foi feita a simulação de um acidente envolvendo carro e moto, onde a condutora do carro fez uma conversão proibida sem devida sinalização, fechando o motociclista e causando impacto entre os dois veículos culminado, por fim, no incidente.

Depois da simulação do acidente em si, entrou em ação o procedimento padrão dos órgãos envolvidos na ação. A Guarda Mirim também esteve presente no local com banners informativos a cerca do “Maio Amarelo” com o objetivo de conscientizar os espectadores do simulado. Uma das estudantes da Guarda Mirim, Maria Fernanda Pereira, de 15 anos de idade, comentou sobre a oportunidade de participar da ação. “É muito legal, uma oportunidade muito boa para a sociedade ver como funciona o trabalho do trânsito, SAMU, dos bombeiros. Também é legal por que aprendemos coisas novas, como o funcionamento da segurança na nossa cidade”, disse ela.

O Sub-Comandante da Guarda Mirim, André Luís dos Santos, falou que a educação no trânsito faz parte do próprio curso de formação dos guardas mirins. “Essa integração para eles é muito importante, pois saem da teoria e passam a prática do dia a dia de como acontece o atendimento de uma ocorrência”, comentou dos Santos.

Também presente no local, a coordenadora do SAMU, Mara Cirino, abordou a questão de os simulados ajudarem na qualificação dos profissionais no atendimento pré-hospitalar. “O tempo resposta, que são os minutos que fazem a diferença entre a vida e a morte, têm que estar reduzido. Importante também é a integração entre todos os serviços, por que num eventual acidente a gente precisa muito da colaboração das diferentes equipes”, falou Mara.

De mesmo modo, o Tenente André Smith, que responde pelo Posto de bombeiros de São Sebastião, ressaltou a importância da ação. “A Organização das Nações Unidas (ONU), têm o objetivo de reduzir em 50% o óbito no pós-acidente e nós treinamos para atingir essa meta. A importância também está na integração de várias equipes, pois na hora do acidente a vítima não liga para uniforme”, afirmou Smith.

Uma das várias pessoas que passavam pelo local, Alexandre Santos Betti, disse que gostou de presenciar a simulação. “É muito bacana, serve como treinamento para os que estão prestando esse serviço e também é uma oportunidade para a população também ter um pouco mais de consciência no respeito às regras para que se evitem os acidentes”, disse ele.

O responsável pela ação e diretor de Trânsito da SEGUR, João Firmino Costa Filho, comentou sobre a importância da ação. “O fator culminante e mais importante disso tudo é conscientizar a população e nesse intuito chamá-los para que sejam nossos parceiros resolvendo a questão do número de acidentes que acontecem na nossa cidade”, completou Firmino.

Comentários