Polícia Militar e Centro de Operações Integradas se reúnem com moradores da Praia Deserta


Encontro faz parte do programa Vizinhança Solidária



Dando continuidade ao Programa Vizinhança Solidária em São Sebastião, diretor do Centro de Operações Integradas (COI), Jean Washington de Oliveira, e o tenente Guedes da Polícia Militar (PM) se reuniram com um grupo de moradores da Praia Deserta, na última semana.

Segundo Oliveira, o objetivo foi passar algumas diretrizes ao grupo e discutir procedimentos de segurança através da cartilha da Vigilância Solidária. “Vamos abastecer o grupo através do whatsapp semanalmente com dicas de segurança. A PM também fará visitas às residências que fazem parte do Programa, ouvindo suas criticas, discutindo problemas diários do bairro ou simplesmente estabelecendo uma proximidade com a policia, a prefeitura e a comunidade”, informou.

Além da Praia Deserta, o bairro São Francisco, na região central de São Sebastião, também conta com o programa do Governo do Estado que visa evitar crimes, integrar os moradores em uma rede de contatos, eleger tutores entre eles e facilitar a comunicação com a PM.

Esse modelo no município também envolve o COI e a Guarda Civil Municipal (GCM). “Como somos da Prefeitura e temos um projeto similar, fomos convidados a realizar um só projeto em nome da segurança pública”, informou o diretor do COI.

A ideia é fazer com que cada vizinho de uma rua, ou quarteirão, faça parte de uma espécie de esquema de monitoramento contra roubos e assaltos. Reunidos em grupos de whatsapp, os participantes integram um cadastro da Polícia e recebem placas, que são afixadas nas fachadas das casas. Na opinião de Oliveira, a medida dá certo porque minimiza pontos de fragilidade e inibe a ação de bandidos.

Oliveira informou ainda que os moradores que têm câmeras, mesmo que de uso doméstico, podem integrá-las com o sistema do COI. “Se mais alguém quiser fazer parte é só entrar em contato. Podemos montar duas células para um mesmo bairro, por exemplo. Basta procurar o COI (199) ou a PM (153) e se voluntariar. A gente marca uma reunião para discutir os problemas com a comunidade, e depois envolve a Prefeitura para a realização de melhorias no bairro também, como poda de árvore, iluminação da rua e alguns outros problemas que possam impactar na segurança do bairro”, explicou.

Ainda segundo Oliveira, na Praia Deserta foi instalada uma câmera do COI e já foram identificados problemas que exigem melhorias.

Comentários