Escola Municipal Cynthia Cliquet estreia exposição “Relações”, de Rafael Marotti


Alunos e professores puderam prestigiar a estreia da exposição “Relações”, do artista plástico Rafael Marotti, que aconteceu na tarde de ontem (16/04), na galeria Cândido Portinari da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada, Costa Norte.

Ao todo são 12 obras distribuídas em 10 suportes. Para composição delas, Marotti visita e pesquisa grandes artistas do Renascimento como Michelângelo, Rafaello e Rubens produzindo releituras. Tendo como ferramentas papel e canetas esferográficas de diferentes cores, o artista confere a sua poética com um misto de simplicidade e arrojo.

Segundo o professor Emanuel Araújo, responsável pelo projeto da galeria, é uma alegria receber mais um artista. “Quando as crianças dos dois sextos anos vieram eles ficaram muito curiosos, porque descobriram que tudo isso é feito com caneta esferográfica. A noção que as crianças têm é que ‘ah tem que ter tinta, tem que ter tinta óleo, tinta acrílica’, não, você pode fazer arte com os materiais mais simples, basta você se esforçar, gostar daquilo que você faz, pesquisar, estudar, e é possível sim se expressar com a arte”, ressaltou o professor.

A diretora da unidade escolar, Carla Costa, disse que trazer esse tipo de exposição desperta proximidade nos estudantes. “Fica mais próximo ainda da realidade dos alunos, pois mostra que através de uma simples caneta é possível fazer uma obra desse porte”, destacou Carla.

De acordo com o artista ter uma galeria como essa em uma escola é como um sonho. “É um dever estar ocupando esse espaço com arte e fomentando”, declarou Marotti. Ele reforçou ainda seus objetivos com a exposição. “Eu penso sim em desmistificar, porque todo mundo é um artista, todo mundo é um atleta, todo mundo é tudo, só precisa explorar, e de repente não é porque não tem os materiais. Aqui é bem isso, eu estou fazendo algo com o que todo mundo tem acesso”, explicou o artista.

O aluno Willyan Gomes de Castro, 11, contou que achou muito legal as obras. “Nunca imaginei que dava pra fazer desenhos tão legais só com caneta”, concluiu o aluno.

Comentários