Alunos da rede municipal com restrições alimentares são atendidos com cardápio adaptado



A fim de garantir uma alimentação adequada, saudável e segura para atender os cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino que possuem restrições alimentares, a Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação tem ofertado cardápios especialmente adaptados para cada tipo de restrição.

São em média 26 patologias diferentes acolhidas, e que podem apresentar-se de forma isolada ou associada. Entre elas encontram-se a Diabetes, Dislipidemias, Obesidade, Autismo, Doença Celíaca, diversos tipos de alergias e intolerâncias alimentares, além de outras especificidades. Até o momento, em torno de 50 unidades escolares são atendidas.

A alimentação saudável e segura é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, as unidades de ensino recebem produtos elaborados de acordo com a necessidade de cada um. A proposta é minimizar as possíveis reações causadas por uma dieta inadequada.

O benefício do cardápio adaptado está previsto no paragrafo 3º do artigo 15 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo a SEDUC, para receber a alimentação adaptada, os pais ou responsáveis pelo estudante devem apresentar um laudo médico na secretaria da escola, que será encaminhado para Secretaria e analisado pela equipe de nutrição, responsáveis pela adequação e envio para a empresa terceirizada garantir o atendimento.

Comentários