Vigilância Sanitária faz vistorias em comércios da região central de São Sebastião




Ação notificou e descartou produtos vencidos e acondicionados indevidamente encontrados em açougue e casa de produtos naturais

Desde o final de 2017 o Departamento de Vigilância Sanitária, setor ligado à Secretaria de Saúde, vem fazendo um trabalho intenso de fiscalização do comércio, principalmente, os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios. Somente nos últimos 15 dias foram vistoriados padarias, açougues e casas de produtos naturais.

Na tarde desta quarta-feira (21/03), os fiscais da Vigilância Sanitária juntamente com a veterinária, chefe de inspeção sanitária da Secretaria de Meio Ambiente, vistoriaram um açougue localizado no Centro Histórico. No local foram encontrados carnes que estavam sem embalagem, sem identificação, procedência, data de validade, fabricação e acondicionadas de maneira errada.

“O estabelecimento já foi visitado pela vigilância sanitária e orientado para sanar algumas irregularidades, que foram cumpridas, porém o mau acondicionamento das carnes tornam a imprópria para consumo pois pode ocorrer uma contaminação cruzada causando sérios problemas de saúde a população”, comentou Fernanda.

Produtos Naturais

Na terça-feira (20/03), os fiscais vistoriaram uma casa de produtos naturais – localizada no Centro Histórico da cidade e, embora o estabelecimento esteja com o alvará de funcionamento regular, foram encontrados diversos produtos vencidos, alguns há mais de 5 anos, e ainda sendo comercializados.

Segundo a Vigilância, foram recolhidos mais de 50 itens entre chás, temperos, essências, medicamentos fitoterápicos e produtos utilizados para pele. Calcula-se que ao todo foram 50 quilos de produtos descartados.

“Uma denúncia anônima levou os fiscais até o local e ao chegarmos lá encontramos produtos acondicionados de maneira errada, alguns sem etiquetas de identificação, abertos e, o pior, com prazo de validade vencido”, explicou Fernanda Paluri.

Todos os produtos com prazos de validade expirados foram inutilizados imediatamente e foi lavrado um auto de infração com a constatação da irregularidade verificada na inspeção.

A diretora fez questão reforçar que este é um trabalho de rotina do setor. “Já vistoriamos supermercados, açougues, restaurantes, feiras e fábricas de gelo. Por isso, para nós, é muito importante a participação da população registrando denúncias que podem ser feitas pelo telefone da Vigilância ou até mesmo na Ouvidoria da Saúde”, finalizou.

Serviço: Para registrar denúncias o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (12) 3891-3411 ou pelo número da Ouvidoria da Saúde 0800-770-0029, neste caso a ligação é gratuita.

Comentários