Prefeitura realiza reunião de preparação para a “2ª Semana do Bebê” que acontece em São Sebastião no mês de Maio



Evento faz parte do programa estadual “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”

A Prefeitura de São Sebastião realizou uma reunião com diversos setores da Administração Municipal para falar sobre a “2ª Semana do Bebê”, que faz parte do programa estadual “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”, e é apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento vai acontecer em São Sebastião de 14 a 20 de Maio.

Na ocasião, foi discutida a “2ª Semana do Bebê”, que contará com palestras, simpósio, dinâmicas, entre outras coisas. Durante a reunião a articuladora do “São Paulo Pela Primeiríssima Infância” em São Sebastião, Alana Framba Silva Damasceno, pediu o auxílio das secretarias presentes para a organização do evento, além de opiniões para a composição da programação geral.

“A Semana do Bebê irá ocorrer em toda a cidade, de Costa Norte à Costa Sul, e com ela nosso objetivo é conscientizar a população quanto a importância da Primeiríssima e da Primeira Infância. Ter o “São Paulo Pela Primeiríssima Infância” no nosso município é um presente, então temos que honrar para com ele”, disse Alana.

Presente no local, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Michelli Veneziani Augusto, comentou sobre a semana do bebê. “Cuidando da primeiríssima infância com ações como essa, você fortalece o desenvolvimento da criança e cria cidadãos com muito mais inteligência, educação, emocional fortalecido e preparado para as situações da vida”, disse ela.

Também esteve na reunião a secretária da educação, Vivian Monteiro Augusto, que abordou sobre as ações de sua pasta no cuidado às crianças. “A semana do bebê vem para ficar como um marco da importância do município ter políticas públicas voltadas à primeira infância, e consolidar os investimentos que a gente faz com a primeiríssima infância, preparando as equipes das creches e berçários para cada vez melhor atender essas crianças, já que elas passam praticamente o dia inteiro em nossas instalações”, explicou.

O secretário de saúde, Carlos Roberto Pinto, destacou a atenção da SESAU quanto aos trabalhos do programa “São Paulo Pela Primeiríssima Infância”. “A semana do bebê tem uma característica muito importante que é a atenção a primeira infância da criança, ou seja, do zero aos seis anos de idade, que é aonde as funções vitais, as questões cerebrais e todo o desenvolvimento da criança acontece.

Segundo ainda a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Silveira, é de extrema importância a dedicação à primeiríssima infância. “A SEDES em seu trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social, considera primordial a atenção à primeiríssima infância no que tange à prevenção de risco e garantia de uma sociedade mais igualitária. É nesta fase que efetivamente conseguimos realizar o trabalho preventivo garantindo a qualidade de vida do indivíduo, das famílias e consequentemente da sociedade”, completou Célia.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF, teve início no município de Canela, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros, fator que já é realidade em São Sebastião.

Comentários