Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde da Família e Polo de Capacitação na Costa Norte



Espaço onde funcionava o Centro Comunitário do Jaraguá agora abriga uma moderna USF e o primeiro polo de capacitação do Fundo Social de Solidariedade



A partir desta segunda-feira (19/03) moradores do bairro Jaraguá, na Costa Norte da cidade, contam com duas novas estruturas para o atendimento à população. No espaço onde, por um tempo funcionou o Centro Comunitário do Bairro, foram entregues à população a nova Unidade de Saúde da Família (USF) e o primeiro Polo de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade que irá oferecer cursos para as áreas de moda, beleza e construção civil. A cerimônia oficial de inauguração foi realizada na manhã de sábado (17/03).

Outra boa notícia para a comunidade é que a USF, que até então, funcionaria de maneira provisória no local – até que o Governo do Estado entregue uma nova unidade como contrapartida das obras do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, não sairá mais do espaço. “Quando o Estado nos entregar a nova unidade, faremos um estudo e readequaremos as equipes de USF nesta microrregião e certamente teremos condições de ampliar o atendimento à população”, reforçou o prefeito Felipe Augusto.



USF Jaraguá

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde juntamente com a Fundação Municipal de Saúde a nova Unidade de Saúde da Família (USF) contará com novos espaços distribuídos em Sala de Vacina, Procedimentos, Acolhimento, Observação, consultórios médico, de Enfermagem, Psicologia e Odontologia, além da Farmácia. Contará ainda com ampla recepção, banheiros para pacientes e funcionários, banheiro adaptado, expurgo, depósito de materiais, cozinha, sala de reuniões de equipe e coordenação da Unidade, num total de 19 novos espaços.

Atualmente, a USF do Jaraguá é responsável pelo atendimento de cerca de 1200 famílias, num total aproximado de 4.800 munícipes, atendendo ao mês em média. Deste total de atendimentos são: 540 consultas medicas, 160 Consultas de Enfermagem, 160 Consultas de psicólogo e 180 Consultas odontológicas. Além disso, atuam na unidade 19 profissionais sendo 2 médicos, 1 enfermeiro, 1 psicólogo, 3 auxiliares de Enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 recepcionista, 1 farmacêutico, 1 auxiliar de farmácia, 5 agentes comunitários de saúde, 1 servente, 1 dentista e 1 Atendente de Saúde Bucal.



Polo de Capacitação Fundo Social

No piso superior do mesmo espaço onde irá funcionar a USF, o Fundo Social de Solidariedade inaugurou o primeiro Polo de Capacitação para a comunidade. Neste local serão implantadas as escolas de Moda, Beleza, Construção Civil e a Padaria Artesanal.

Todas as salas foram equipadas e preparadas para atender, em média, 400 pessoas por mês, segundo estimativa do Fundo Social de Solidariedade. Além disso, será implantado no local um Bazar Permanente do Fundo Social de Solidariedade.

“Queremos que a comunidade ocupe este espaço e utilize os equipamentos para fomentar a qualificação da mão de obra e a geração de emprego e renda no bairro. Este é sem dúvida mais um sonho que se torna realidade e certamente, em breve, vamos inaugurar outros polos como este em outros bairros”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Michelli Veneziani Augusto.

Comentários