Em ponto estratégico Central de Regulação do SAMU está em novo endereço




Inaugurada na manhã desta quarta-feira (14/03) a nova sede da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em São Sebastião. A unidade, localizada na Rua Maranhão – região central, conta com 450 metros quadrados de área construída onde estão distribuídas 10 salas amplas que atendem às exigências do Ministério da Saúde.

Durante a cerimônia de inauguração o prefeito Felipe Augusto fez questão de destacar que a mudança de endereço irá facilitar a saída das ambulâncias para o atendimento das ocorrências. “Saímos de uma unidade com cerca de 250 metros quadrados para um prédio de 450 metros. Antes estávamos em uma unidade logisticamente em um ponto equivocado com três semáforos, em uma rua secundária e o acesso muito ruim para a entrada e saída das ambulâncias, principalmente em períodos de trânsito intenso. Quando pensamos em um novo ponto, tínhamos a necessidade de ficarmos próximos às estruturas de saúde e perto de pontos de logística adequados como saída de balsa e as saídas para as regiões Norte e Sul da cidade” explicou Felipe Augusto.

O prefeito também fez questão de ressaltar os planos para a renovação da frota de ambulâncias e as conquistas já alcançadas junto ao Governo Federal. “Estive recentemente com o Coordenador Nacional do SAMU discutindo a renovação da nossa frota e, com isso, São Sebastião foi beneficiada com três novas ambulâncias que serão entregues nos próximos meses”, reforçou.

Para o médico coordenador geral do SAMU Litoral Norte, Félix Reinaldo Teixeira Plastino, as novas instalações certamente irão melhorar o atendimento da população. “Estamos trabalhando muito para melhorar diariamente o atendimento do SAMU e garantir um tempo resposta rápido para quem nos procura”, disse.

O SAMU foi criado em 2003 pelo Ministério da Saúde para ter uniformidade no protocolo de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. No Litoral Norte, o SAMU chegou em 2010 e São Sebastião ficou responsável por sediar a Central de Regulação, com isso, todos os chamados da Região passam por São Sebastião de onde se define o despacho de todas as ocorrências, nas quatro cidades.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 8 anos, o serviço já atendeu mais de 310 mil solicitações. E somente em 2017, em São Sebastião foram 11.410 atendimentos registrados.

Com base nas estatísticas da Central de Regulação, 90% dessas ligações resultaram no envio de uma ambulância para o socorro imediato. Nos demais atendimentos o serviço de Telemedicina realizado pelo médico regulador foi eficaz na solução da queixa apresentada por telefone.

Também participaram do evento o vice-prefeito Amilton Pacheco, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Michelli Veneziani Augusto, o coordenador do SAMU de Ilhabela Carlos Eduardo Pestana, Carlos Eduardo Pestana, o enfermeiro coordenador de Caraguatatuba Marcelo Santana de Melo, secretários, diretores e vereadores.

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