Cerimônia marca aniversário de 382 anos de São Sebastião





Como manda a tradição dia 16 de março - não importa se cair na segunda, terça ou sexta-feira - é dia de acordar bem cedo, alinhar um terno, uma roupa bonita e seguir para a praça Almirante Tamandaré, mais conhecida como Praça da Marinha, na Rua da Praia. O motivo? Participar da solenidade de hasteamento dos pavilhões e celebrar o aniversário de emancipação político-administrativa de São Sebastião que, este ano, completou 382 anos.

São Sebastião é uma das riquezas do Litoral Norte do Estado de São Paulo e foi uma das cidades por onde passou a expedição marítima com o explorador Américo Vespúcio, quando os portugueses batizaram os lugares do litoral brasileiro com os nomes dos santos católicos do dia. Sendo assim, a cidade recebeu o nome do santo do dia em que a expedição por aqui passou, ou seja, 20 de janeiro de 1502.

Mas foi só em 1586 quando começaram a chegar as primeiras famílias para povoar a cidade e vindas de Portugal. A cidade foi reconhecida pela Coroa Portuguesa e elevada à categoria de Vila em 16 de março de 1636, sendo esta considerada a data de sua fundação.

A cidade, que passou por muitos momentos de altos e baixos na economia, no inicio de sua colonização, começou no inicio do século 20 a fortalecer a formação da cultura caiçara, baseada na pesca e agricultura de subsistência.

São Sebastião realmente se fortaleceu com o inicio das operações do Porto Marítimo e da Petrobras nas décadas de 50 e 60 quando também começaram a ocupação turística na cidade.

Atualmente o Município que conta com 110 quilômetros de extensão conta com uma população de mais de 80 mil habitantes segundo as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Para o prefeito Felipe Augusto a cidade se transformou no último ano, mas, tem muito ainda para se transformar. “Estamos desde o inicio de 2017 trabalhando intensamente para deixar São Sebastião uma cidade bonita para se viver e investir”, frisou.

Também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Michelli Venezianni Augusto, o vice-prefeito Amilton Pacheco, o Deputado Estadual Caio França, o prefeito de Ilhabela Márcio Tenório e vereadores de São Sebastião e Ilhabela.

Comentários