Projeto “Verão no Clima” na praia de Maresias recolhe mais de 3 mil bitucas em uma hora






Atividades acontecem de quinta a domingo até o dia 14 de fevereiro



Com uma extensa programação que inclui mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens de monitores ambientais, teve continuidade no último sábado (13/01), na Praia de Maresias (Costa Sul de São Sebastião), o “Verão no Clima”, que teve início lá oficialmente de 4 a 7 de janeiro, e também na Praia das Cigarras.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião, juntamente com outras 15 cidades do litoral de São Paulo.

As atividades estão sendo feitas em pontos fixos, nas praias de Maresias e Juquehy, na Costa Sul, e em ações itinerantes sempre de quinta a domingo até o dia 14 de fevereiro.

No segundo final de semana do projeto, a praia de Maresias recebeu as equipes de monitores que fizeram a orientação dos turistas e moradores sobre a importância de praticar hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

Segundo a coordenadora do projeto em São Sebastião, Nathalie Pacheco, trata-se de uma campanha ambiental pra conscientizar pessoas a descartarem os resíduos nos locais certos, e não deixar nas praias.

As tendas itinerantes ficam um final de semana em Guaecá, outro em Barequeçaba e outro na praia das Cigarras. “Temos ainda as fixas, uma em Maresias e outra em Juquehy, cada uma com cerca de 10 monitores, todos contratados pelo Estado”, explicou Nathalie.

“Hoje foi uma ideia da equipe junto com a ONG “Arte em Ação”, voluntária, que criou bituqueiras sustentáveis em garrafas pet, que distribuímos pela praia, e fizemos uma hora de coleta de bitucas de cigarro na praia. Fomos em 13 pessoas, sendo três da Secretaria de Meio Ambiente, dois voluntários chilenos e oito da equipe de monitores. Só eu em 40 minutos coletei 300 bitucas, não imaginava que era tanto assim. Ao todo, foram coletadas em uma hora 3.105 bitucas”, comentou.

No dia 21 de janeiro está prevista a realização de um Mutirão de Limpeza no mangue do Araçá, das 8h às 12h.

No projeto deste verão, o grande diferencial é a introdução do tópico mudanças climáticas e a chamada “pegada de carbono”, que mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa (GEE) causadas direta e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. O tema está presente na concepção da operação, idealizada com a preocupação de reduzir as emissões de GEE, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio. Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo.

O projeto foi criado pela SMA, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais (ONGs).

Projeto

A iniciativa do “Verão no Clima” inspirou-se no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, absorvido pelas prefeituras em ações locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.



Ações Itinerantes

Praia de Barequeçaba

01 a 04/02

Praia de Guaecá

18 a 21/01

25 a 28/01

08 a 14/02

Pontos Fixos

Praia de Maresias – até 14/02

Praia de Juquehy – até 14/02

Comentários