Ações preventivas de limpeza realizadas pelas Regionais diminuem impacto de alagamentos na cidade






O trabalho constante de prevenção realizado, em todo o Município, pelas equipes de zeladoria das regionais - ligadas à Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) - mais uma vez tem surtido efeitos positivos em relação aos números de alagamentos e enchentes na cidade. A constatação foi feita pelas equipes de Defesa Civil que monitoram diariamente as áreas de risco e de alagamento espalhadas de Costa Norte à Costa Sul.

Segundo informações do chefe de divisão da Defesa Civil, Wagner Barroso, nos últimos dias a cidade tem sido atingida por fortes chuvas e, embora haja o registro de pontos de alagamentos principalmente em bairros como Canto do Mar, Jaraguá, Enseada, Maresias e Boraceia, o escoamento da água tem sido considerado normal. “A parceria entre a Defesa Civil e a SESEP vem trazendo resultados positivos em relação ao atendimento das áreas onde há o registro dos pontos de alagamentos. Tendo em vista que com rios, córregos e valetas limpas e desobstruídas a água pode até subir, mas, passada a chuva o escoamento é feito naturalmente e de maneira mais rápida. Aconteceu isso no ano passado e estamos observando novamente neste período de fortes chuvas neste verão”, destacou Barroso.

Em dezembro passado, equipes da Regional Costa Norte, fizeram a limpeza de 15 rios e valas – responsáveis pela drenagem das águas pluviais – com o objetivo de evitar os problemas decorrentes de alagamentos. Na ocasião, foram limpos os rios da Rua Manoel Eduardo de Moraes, popularmente conhecido como “rio do Gaspar”; rio da Rua José Leandro; Rio da Avenida Dário Leite Carrijo, conhecido como “rio do Guarani” com passagem pela rua Paladino Simeão Santana; Córrego da rua Estivador Peixoto; cana da Avenida Oscar Niemeyer (antiga Netuno). E a programação de limpeza segue no rio Jangada e no canal dos Coqueiros no bairro das Cigarras.

Além disso, na época, o diretor da regional Diogo Nascimento enfatizou que as ações também haviam sido feitas no rio Perequê-Mirim, que faz divisa com o município de Caraguatatuba.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil os principais pontos de alagamento na cidade são: na Costa Sul - Lobo Guará, Areião e Sertão do Cambury; Baleia Verde; em Maresias; Vila dos Mineiros, em Barra do Una, ao longo de todo o Rio Grande, em Boiçucanga e em Juquehy; Já na Costa Norte, as áreas com maior incidência de alagamento estão localizadas nos bairros do Canto do Mar e Enseada.

“Monitoramos todas estas áreas durante e após as chuvas e a área do Rio Grande, em Boiçucanga, é monitorada uma vez por mês ao longo de todo o ano mesmo fora das ações do PPDC”, finalizou Barroso.



Serviço: Em caso de Emergência o telefone para acionar a Defesa Civil é o 199.

Comentários