Secretários de Turismo do Litoral Norte se reúnem em São Sebastião





Os secretários de Turismo das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba se reuniram na secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) de São Sebastião para discutir assuntos de interesse comum, na última semana.

A reunião contou com a participação dos secretários de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo; de Caraguatatuba, Cristian Bota; de Ubatuba, Luiz Bischof; e de Ilhabela, Ricardo Fazzini; além do secretário adjunto de Turismo de São Sebastião, Cristiano Ribeiro; e dos diretores de Turismo de Ubatuba, Marcos Roberto; de São Sebastião, Eunice Bourroul; e de Ilhabela, Luciano Meneghetti, e também do chefe de fiscalização de São Sebastião, Vinícius Pardo, e o chefe da Divisão de Tráfego, João Firmino.

Durante o encontro foram discutidos vários temas referentes ao Circuito Litoral Norte Paulista, sendo uma delas a respeito do “Turismo de Massa”.

O intuito dos municípios é fazer uma ação séria de todo circuito focando na fiscalização do “turismo de massa”, baseando-se em autorizações municipais.

“Muitos furam com isso, e temos que fiscalizar também em cima da questão da legalização federal, se essas empresas são constituídas corretamente no Ministério do Turismo, no sistema Cadastur, se exercem a profissão como tem que ser, tendo todas guias de turismo formados, capacitados e certificados pelo Ministério do Turismo”, explicou o secretário de Ilhabela.

De acordo com o diretor de Turismo de Ubatuba, existe uma lei específica de criação de agências de turismo e é preciso verificar se as agências estão exercendo suas atividades de maneira legal. “A preocupação das cidades é quanto à legalidade das agências emissivas. É preciso ter um filtro para essas questões porque o turismo de massa traz, dentre outras coisas, degradação dos recursos do litoral”, comentou.

“Queremos fiscalizar e coibir esse tipo de turismo, que não é interessante para nenhuma das cidades do litoral e é altamente predatório. Queremos tentar corrigir isso”, avisou Fazzini.

Na ocasião, também foi discutida a consolidação do Circuito Litoral Norte Paulista. A partir do ano que vem haverá a real formatação Consórcio de Turismo do Litoral Norte.

Na pauta foram discutidos ainda uma ação de divulgação das praias, proposta pela revista Náutica, a respeito do Guia do Litoral Norte; e da lei que trata da divulgação de hospedagens clandestinas divulgadas em sites de massa, como o Airbnb, por exemplo. Segundo os secretários, é preciso tentar fiscalizar isso também, combatendo o turismo irregular, que tem uma fatia muito grande, traz sujeira, e não paga impostos.

Comentários