São Sebastião projeta o Esporte como ferramenta de inclusão, formação e transformação social





Atividades esportivas integram praticamente todas as ações da nova Gestão Compartilhada

Pensar, programar e articular atividades esportivas com o foco principal na melhoria da qualidade de vida da população. Este é o grande objetivo da “Gestão Compartilhada”, lançada oficialmente na última sexta-feira (15/12), sendo o fio condutor da atual gestão para os próximos anos.

Dentro deste grande projeto, que envolve praticamente todas as secretarias, a Secretaria de Esportes (SEESP) está diretamente envolvida em praticamente 18 projetos e ações interligados em todas as áreas voltadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência e até mesmo na formação da qualificação profissional do cidadão.

Uma das atividades prevista, por exemplo, integra o programa “Mais São Sebastião” que deverá oferecer a prática esportiva para as crianças no contraturno escolar. Há ainda o projeto Criança Brinca, que irá desenvolver às crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos opções de esporte, cultura e lazer e que preencham o tempo livre no período das férias escolares de janeiro e finais de semana durante o ano.

O atleta também terá vez com a criação do Centro de Referência ao Atleta Sebastianense que proporcionará apoio técnico especializado com profissionais que atuam no seguimento de treinamento esportivo, fisioterapia, psicologia e nutrição.

A inclusão social da pessoa com deficiência também está na Gestão Compartilhada e atividades esportivas como o projeto Onda Azul, o programa de Atividade Física e Esporte Paralímpico e o turismo de aventura especial atenderão a este público específico.

Nos planos desta gestão compartilhada até as comunidades isoladas, como os moradores da Ilha do Montão de Trigo contarão com ações específicas esportivas e culturais sendo realizadas semanalmente no local.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Michelli Veneziani Augusto, todo este planejamento para o desenvolvimento das ações em conjunto dentro da administração municipal procura interligar os setores. “Queremos viver em uma cidade mais humana inclusiva e sustentável e para isso precisamos integrar todos os setores da Prefeitura para garantir uma melhor qualidade de vida para o cidadão sebastianense”, disse Michelli.

Comentários