São Sebastião estuda ampliação de cirurgias por videolaparoscopia




Referência em todo o Litoral Norte quanto o assunto é videolaparoscopia, o complexo hospitalar do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) estuda a possibilidade de ampliar a oferta deste tipo de procedimento. A proposta foi apresentada ao prefeito Felipe Augusto por especialistas da área e que atualmente atuam no HCSS.

De acordo com o coordenador de cirurgia geral do hospital, Luiz Fernando Campos Libóreo, atualmente a estrutura do Município possibilita a ampliação do número de procedimentos feitos pela técnica que permite a realização de cirurgias menos invasivas e com a recuperação mais rápida dos pacientes. “Em seis meses, desde o começo dos trabalhos, já realizamos mais de 50 cirurgias de vesícula e no início do mês fizemos a primeira cirurgia do cólon, ou seja, a retirada do cólon do intestino grosso, também utilizando a mesma técnica em vídeo”, explicou.

Libóreo disse ainda que a possibilidade de ampliação deve-se também ao fato de contar com uma equipe de cirurgiões completa. “Queremos ampliar os serviços de procedimentos por vídeo para melhorar a qualidade do atendimento em nossa cidade, além de evitar que o paciente tenha que subir a serra para conseguir fazer a cirurgia. Nossa expectativa é reduzir bastante o número da fila de espera já que estamos com um novo centro cirúrgico”, reforçou.

Além do coordenador de cirurgia geral a equipe conta ainda com os cirurgiões Marco Pandini e Rafael Arouca.

Comentários