Comunidade aprova e agradece nova creche de Cambury, na Costa Sul






Local terá capacidade para 92 crianças a partir de janeiro; prefeitura já pediu a licitação de mais seis creches com o intuito de suprir a demanda reprimida



A Prefeitura de São Sebastião inaugurou hoje (20/12) a nova creche de Cambury, na Costa Sul do município. A unidade está funcionando no prédio anteriormente ocupado pela Escola Municipal de Educação Infantil do bairro. A antiga creche foi desativada em virtude de suas precárias instalações.

A nova creche está atendendo 45 crianças e, a partir de janeiro de 2018, passará a receber 92, o dobro do que atendia.

A creche está funcionando em período integral, das 7h às 18h, sendo maternal 1 e 2. Possui cozinha industrial, cantinhos temáticos e refeitório, além de área verde para diversão das crianças.

O espaço foi cuidadosamente decorado dentro do universo infantil. Cada ambiente foi projetado para oferecer segurança e conforto aos pequenos, aos educadores e cuidadores.

A Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” abrilhantou o evento com os hinos, brasileiro e de São Sebastião, além de temas infantis.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Felipe Augusto; o vice-prefeito Amilton Pacheco; a secretária de Educação Vivian Augusto; os vereadores José Reis, Pedro Renato da Silva, Elias Rodrigues de Jesus e Paulo Mathias (Paulinho do Cartório); a gestora das creches pela ABAP, Gleice Nakamura; a coordenadora da creche de Cambury, Elisangela Amaral Souza; o Padre Douglas Franco Machado, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Boiçucanga; o pastor Edilson Rodrigues, vice-presidente do Conselho de Pastores; e outros secretários e autoridades.

“Estamos transformando um sonho em realidade. Essa é a melhor creche da Costa Sul, o que vai despertar um interesse maior em melhorar todas as outras, e vamos fazer isso”, disse o prefeito Felipe Augusto, que relembrou a história das creches este ano. “Pegamos os contratos de gestão da antiga Organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) e fizemos um trabalho de avaliação contratual e dos espaços em que estavam as creches. Então decidimos de forma enérgica, rápida e pontual fazer uma intervenção nas creches e tomá-las, com o respaldo do Ministério Público e juízo local, em uma operação coordenada por todas as secretarias. Os funcionários acreditaram em nós e todos permaneceram. Fizemos então um chamamento público, que tivemos a sorte de ser vencido pela ABAP, maior gestora de creches do Vale do Paraíba”, relatou o prefeito.

“Essas crianças são o nosso futuro, tenho orgulho de saber que o prefeito tem essa determinação. Em fevereiro inauguramos a do Jaraguá”, comentou o vice-prefeito Amilton Pacheco.

A secretária de Educação, Vivian Augusto, agradeceu o empenho do prefeito para mudar a educação na cidade. “Agradeço a todos os envolvidos. Todo o trabalho se justifica quando a gente vê o sorriso dessas crianças”, disse Vivian, que lembrou que também foi feita a readequação da creche da Topolândia e avisou que a prefeitura já pediu a licitação de mais seis creches. “Vamos zerar a demanda reprimida de São Sebastião e preservar o padrão de qualidade”.

Para a gestora das creches, Gleice Nakamura, a parceria com a prefeitura é um privilégio. “É uma honra ver uma prefeitura tão visionária. Tenho certeza que essa caminhada será cada vez melhor”.



Mães felizes

“A creche ficou linda, as crianças merecem, passaram muito tempo naquela creche que não tinha condições. Tantos prefeitos passaram e nenhum teve esse olhar que o Felipe Augusto teve”, disse a mãe Natália Cristina.

“Foi a melhor coisa do mundo que aconteceu, a outra creche deixava muito a desejar, chovia dentro dela. Aqui está a coisa mais linda”, comentou Lilian Cerqueira de Souza.

“Adorei, está linda, agora dá vontade de trazer nossos filhos. Aqui eles podem brincar, correr, o prefeito caprichou”, comemorou Dagma Nobre de Freitas.

Comentários