Secretaria de Saúde realizará mutirão contra a dengue em Maresias neste sábado





A Secretaria de Saúde (SESAU), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará no próximo sábado (25/11), um mutirão contra a dengue, em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. A ação faz parte do calendário estadual da campanha “Todos Contra a Dengue”, que tem como objetivo a eliminação de criadouros do mosquito, além de orientar e mobilizar a população sobre os riscos da doença.

De acordo com a SESAU, a situação epidemiológica da dengue no município demonstrou em 2017, que o Aedes aegypti e a circulação do vírus continuaram a ocorrer no inverno e na primavera, ou seja, a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva.

“Com esse cenário, fica o alerta para toda população que o combate ao mosquito deve ser permanente nos 365 dias do ano”, alertou o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurílio de Castro Bianchi. “Somente dessa forma podemos obter êxito no controle da dengue, reduzindo o número de casos e evitando as mortes”, ressaltou.

A Secretaria da Saúde também realizou no último sábado (11/11), uma ação integrada entre Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias e outros profissionais da saúde, com o mesmo objetivo. O trabalho reuniu aproximadamente 70 profissionais na Costa Norte do município, onde foram realizadas 1640 vistorias a imóveis, com a eliminação de criadouros e redução de pendências de modo a diminuir a infestação pelo mosquito.



“O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes, eliminando seus criadouros nas casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam”, finalizou Bianchi.

Comentários