Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à Tuberculose em novembro




A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), está intensificando as ações de busca ativa de casos de Tuberculose no município. A campanha acontece com o objetivo de identificar precocemente os casos da doença. De acordo com a SESAU, existem 27 pacientes registrados com tuberculose na cidade, e todos estão sendo tratados. Todas as unidades de saúde participarão da campanha.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, os pacientes serão abordados logo na recepção das unidades de saúde, e aquelas que relatarem tossir por mais de 3 semanas, serão encaminhadas para a equipe de enfermagem para investigação e coleta de exame específico para diagnosticar a doença. “A tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, ressaltou ela.



Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A transmissão geralmente ocorre quando uma pessoa doente tosse ou espirra, lançando partículas em forma de aerossóis que contém os bacilos que transmite a doença, ao entrar em contato com outras pessoas.

Os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Os casos mais graves apresentam dificuldade na respiração, hemorragias, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o órgão), – se houver comprometimento nessa membrana, pode ocorrer forte dor torácica.

Se você apresenta tosse por mais de 3 semanas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Comentários