Prefeitura substitui extintores em prédios públicos vencidos há mais de vinte anos




Administração já iniciou processo licitatório para regularizar problema



Após um levantamento alarmante feito pela Divisão de Segurança do Trabalho, a Prefeitura de São Sebastião deu início ao processo de substituição dos extintores de incêndio instalados nos equipamentos públicos municipais. Os números mostraram que dos 402 extintores instalados praticamente 80% estavam irregulares e, em alguns casos, vencidos desde o ano 1995.

No relatório, apresentado pelo setor, em todas as secretarias o número de extintores instalados estava insuficiente se observada às regras de dimensionamento que atendam as legislações específicas para estes casos e que envolvem a segurança do trabalhador. Para se ter ideia haviam secretarias em que não havia instalado nenhum equipamento e em outras o número colocado estava bem abaixo do ideal.

“Foram encontrados 402 extintores. Deste total, 224 estavam vencidos para o que chamamos de nível 2, ou seja, a recarga que deveria ser feita anualmente estava irregular; e 178 com vencimento do nível 3, o que demonstra a falha na manutenção do cilindro”, pontuou o técnico de segurança do trabalho Dirceu Costacurta Neto.

Neto disse também que os números são inadequados para os setores. “O número de extintores estava totalmente insuficiente já que a quantidade mínima, nestes casos, seria de pelo menos 750”, calculou.

O técnico explicou que a vistoria foi após os responsáveis pelo setor de Segurança do Trabalho visitarem todos os setores da administração pública de Costa Norte a Costa Sul da cidade. “Percorremos os prédios públicos e constatamos que a maior parte dos extintores da prefeitura encontram-se vencidos e também em quantidade insuficiente para atender a instrução técnica 21 do Corpo de Bombeiros do Estado. Todas as constatações demonstram que estas irregularidades representam risco à integridade dos trabalhadores, além, da potencialidade de interdição dos locais em caso de fiscalização”, disse Neto.

Para sanar todos estes problemas a Administração Municipal fez um processo licitatório para a aquisição de 1,2 mil novos extintores de incêndio para a substituição em todos os prédios públicos da administração. “Iremos substituir pelos extintores do tipo ABC de quatro quilos que são mais modernos e eficazes contra as três principais classes de incêndios”, finalizou.

Comentários