Prefeitura inicia série de audiências para Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil






Comunidade da Enseada foi a primeira a ser ouvida; próximo encontro será no Morro do Abrigo



A comunidade da Enseada foi a primeira receber a série de audiências públicas promovidas pela Coordenadoria da Defesa Civil para apresentação do Plano Municipal de Contingência (PLAMCON). O encontro, realizado na escola municipal Pônei Azul reuniu representantes da comunidade, vereadores e secretários.

A próxima reunião está programada para o dia 21 de novembro, terça-feira, a partir das 19h30 na Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no bairro Morro do Abrigo, região central da cidade.

O Plano de Contingência da Defesa Civil começou a ser elaborado em julho deste ano a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados, e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres.

Ao término do encontro na Enseada, foram apresentadas oito propostas para serem avaliadas e possivelmente incluídas no documento antes que ele siga para a Câmara Municipal para apreciação dos vereadores e votação.

A secretária de Governo, Luz Marina Poddis Aquino, fez questão de reforçar a importância da participação popular nestas audiências. “Estamos aqui para colocarmos em prática um dos compromissos feitos, ainda em campanha, pelo prefeito Felipe Augusto de promover uma gestão participativa dando ouvidos à população. Por isso, a participação de todos neste momento é muito importante para nós”, disse.

Para o secretário de Segurança Urbana, José Roberto de Lara, a elaboração do Plano de Contingência é fundamental para a cidade. “Este é um plano de interesse para todos nós e as pessoas precisam estar cientes e preparadas para todo o tipo de situação, afinal, temos de ter ciência de tudo o que pode acontecer e quais são os procedimentos a serem seguidos”, destacou.

Na avaliação do coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, a participação popular é fundamental para a elaboração de um bom documento. “Gostamos muito do que vimos aqui hoje, percebemos o interesse da população e certamente nas próximas reuniões a participação popular será mais efetiva”, ponderou.

Também participaram da reunião os vereadores Maurício Bardusco e Pedro Renato da Silva



Datas das audiências

21/11 – Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro (Rua Guaratinguetá, 36, Morro do Abrigo)

22/11 – Escola Municipal Topolândia (Rua José Machado Rosa, Topolândia)

23/11 – Escola Municipal de Barequeçaba (Alameda dos Eucaliptos, s/nº)

24/11 – Escola Municipal Edileusa Brasil de Siqueira (R. Forno, 33)

27/11 – Escola Municipal Antônio Luiz Monteiro (Estrada do Cascalho, 1409)

28/11- Escola Municipal de Cambury (R. Olímpio Faustino, 155)

29/11 – Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus (Avenida Adelino Tavares, 223)

30/11 – Escola Municipal de Juquehy (Maria Madelena Faustino, 870)

01/12 – Escola Municipal Maria Virgínia Silva (Rua Valinhos, 136)

04/12 – Escola Municipal Vilma Aparecida de Almeida Ribas (R. Prof. Geraldo Rodrigues Montemor, 295)

Comentários