Escola municipal realiza semana das profissões para estudantes






Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos sobre as profissões e valorizar a educação no crescimento profissional, a escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, realizou uma feira das profissões com os alunos dos nonos anos, na última semana.

O projeto que é uma iniciativa da professora de Língua Portuguesa, Giovana Flávia de Oliveira, contou com o apoio da equipe gestora e demais professores que se mobilizaram para trazer aos alunos representantes de diversas áreas profissionais.

Estiveram presentes na unidade escolar profissionais das áreas de assistência social, odontologia, advocacia, militar, educação ambiental, informática, música, dança, tecnologia da informação, logística e saúde.

As profissões apresentadas foram recursos humanos, motorista, jornalismo, esporte, nutrição, beleza, empreendedorismo, artes (com oficina) e oficinas de saúde e segurança do trabalho com profissionais da Queiroz Galvão, e culinária com o Chefe Arnaldo Morais do CIP (Centro Integrado Profissionalizante).

A diretora da escola, Carla Costa, disse que com essa vivência eles podem ter uma expectativa de vida superior, mais além do que eles estavam pensando. “Eles podem ter acesso a informações de profissões que às vezes eles nem imaginavam que poderiam ser. E nessa profissão podem traçar um futuro para eles, um futuro que talvez eles jamais imaginassem”, declarou a diretora.

A professora Giovana contou que é gratificante, principalmente por receber alunos que já estudaram na escola e voltaram para palestrar sobre sua profissão. “É uma realização profissional. Mostrar pra eles que sim é possível, estar trabalhando e atuando. É isso que a gente quer, que daqui a 10 anos eles voltem como palestrantes e falem olhem eu já estive sentado desse lado e me inspirei por tal ação e voltei”, ressaltou a professora.

A estudante e estagiária de jornalismo Larissa Duarte, que faz parte dos alunos que estudaram na escola e voltaram para palestrar, afirmou que é gratificante poder retornar e falar de sua profissão. “É incrível poder mostrar para eles que sim, é possível, que um dia eu estive ali sendo aluna e hoje estou aqui fazendo jornalismo através do incentivo que eu tive nesta escola, que basta se dedicar e se empenhar para alcançar seus sonhos”, explicou Larissa.

Noemir Rodrigues Santos, 15, aluna da escola, contou que aprendeu muitas coisas e que teve bastantes experiências. “Teve áreas que eu estava querendo seguir futuramente e eu gostei muito porque eu fui na palestra de educação ambiental, na área militar, que é uma coisa que eu quero no futuro. Mas eu amei a palestra da culinária, e com a de maquiagem eu aprendi algumas coisas para fazer e eu gostei muito”, finalizou a aluna.

Comentários