Defesa Civil realiza audiência no Morro do Abrigo para apresentar Plano de Contingência





Nova audiência será realizada hoje na Escola Municipal da Topolândia, às 19h30



A coordenadoria da Defesa Civil realizou ontem (21/11) mais uma audiência pública para apresentar a população o Plano Municipal de Contingência (PLAMCON), desta vez na Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, com enfoque na região do Morro do Abrigo e São Francisco, que possui áreas possíveis de alagamento e deslizamento de terra.

Mais nove encontros serão realizados em unidades escolares da Costa Norte à Costa Sul, sempre a partir das 19h30. Todas as reuniões são abertas à comunidade. O próximo encontro será hoje (22/11), na Escola Municipal da Topolândia (Rua José Machado Rosa, Topolândia).

O Plano de Contingência da Defesa Civil começou a ser elaborado em julho deste ano a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados, e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres.

A partir destas audiências públicas a população terá oportunidade de fazer contribuições para serem avaliadas e incluídas no documento antes que ele siga para a Câmara Municipal para apreciação dos vereadores e votação.

“Se estivermos preparados podemos minimizar e até mesmo evitar situações sérias que eventualmente podem ocorrer”, explicou o secretário de segurança José Roberto Lara.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, o Plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos e pela comunidade em casos de enchentes ou deslizamento. “O prefeito Felipe Augusto é um entusiasta da Defesa Civil. Ele que nos motivou para agilizarmos esse Plano ainda este ano”, comentou.

Santos fez questão de ressaltar a importância da participação da comunidade nessas audiências. “É importante a presença de toda população para que passem para nós a problemática dos bairros e saibam como lidar e até como atuar em situações de emergências”.

O chefe de divisão da Defesa Civil, Wagner Barroso, fez a apresentação do Plano aos presentes. “São Sebastião nunca teve um Plano como esse. O mapeamento de 2005 foi feito pela Defesa Civil do Estado. Em seguida fomos acrescentando áreas com históricos de ocorrências. São mais de 90 áreas de risco na cidade”, disse.



Datas das audiências

22/11 – Escola Municipal Topolândia (Rua José Machado Rosa, Topolândia);

23/11 – Escola Municipal de Barequeçaba (Alameda dos Eucaliptos, s/nº);

24/11 – Escola Municipal Edileusa Brasil de Siqueira (R. Forno, 33);

27/11 – Escola Municipal Antônio Luiz Monteiro (Estrada do Cascalho, 1409);

28/11- Escola Municipal de Cambury (R. Olímpio Faustino, 155);

29/11 – Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus (Avenida Adelino Tavares, 223);

30/11 – Escola Municipal de Juquehy (Maria Madelena Faustino, 870);

01/12 – Escola Municipal Maria Virgínia Silva (Rua Valinhos, 136);

04/12 – Escola Municipal Vilma Aparecida de Almeida Ribas (R. Prof. Geraldo Rodrigues Montemor, 295).

Comentários