Curso de prevenção e logística a desastres naturais tem grande procura no primeiro dia de curso na FATEC





Sessenta pessoas iniciaram na manhã desta terça-feira (14/11), na sede da Faculdade Tecnológica (FATEC), no Porto Grande, um curso de dois dias denominado “Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais”, organizado pela Prefeitura Municipal e realizado pela FATEC e Universidade de São Paulo (USP).

Para o primeiro dia estiveram presentes agentes de Defesa Civil das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Paraty. O curso também se estendeu a profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal (GCM), além de integrantes das áreas da saúde e educação.

De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro e professor da USP, Cristiano Yutha, o curso abrange toda a logística de auxílio em casos de desastres naturais. “O curso traz aos participantes como fazer uma avaliação da área de um desastre, elencar prioridades, estabelecer rotas para o envio de mantimentos, a elaboração de um hospital comunitário improvisado e diversos outros fatores que englobam o auxílio às vítimas”, esclareceu.

Para o agente de Defesa Civil de Ubatuba, David da Silva, o curso teve um início muito proveitoso. “Aprendemos bastante coisa neste primeiro dia. Normalmente a Defesa Civil lida com questão territorial nos desastres e aqui, nos capacitamos a lidar também com os familiares, tendo um foco voltado para a humanização” disse.

Já segundo o coordenador da Defesa Civil de Paraty, Carlos Eduardo, o mais importante foi o contato com os demais órgãos e o estreitamento dos laços entre as entidades. “Nossa região possui cidades muito próximas e que anualmente sofre com desastres naturais, principalmente por conta das chuvas. É fundamental que as Defesas Civis conversem entre si para que em uma situação de risco a ajuda seja feita em conjunto e com mais eficiência”, explicou.

Dentre o que serviu de aprendizado no primeiro dia de atividades, o foco maior se deu na logística e armazenamento de produtos que possam servir de auxílio às vítimas de um desastre. “A parte que mais focamos hoje foi na questão do armazenamento de produtos, trabalhando na prevenção de um desastre. Colchões, cobertores, roupas, é muito importante cuidar desse estoque para que quando haja uma emergência, a ajuda para pessoas necessitadas venha de imediato”, comentou o agente de Caraguatatuba, Antonio da Silva.

A cerimônia de abertura do curso ocorreu às 8h com um café da manhã completo oferecido pelo Fundo Social. Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira Filho (Reinaldinho), o secretário de segurança, José Roberto Lara, além do coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos.

Comentários