Creche da Topolândia recebe “Encontro de Primeiríssima”




Encontro faz parte da reedição da Formação de Educação Infantil – Práticas Ampliadas do Programa SP pela Primeiríssima Infância



A creche Adriana Vasques participou de um “Encontro de Primeiríssima”, com monitores, professores, coordenadora e diretora, como parte da reedição da Formação de Educação Infantil – Práticas Ampliadas do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, na última terça-feira (07/11)

Trata-se do terceiro ciclo de formação do programa, e a ação é uma intersetorialidade da Secretaria de Saúde (SESAU) com a Secretaria da Educação (SEDUC) e Assistência Social.

No encontro, a pediatra Camila de Aguiar trabalhou mais pessoalmente com a equipe sobre a importância do vínculo afetivo nos primeiros anos de vida. “A base do programa são os conceitos atuais da neurociência, que vem nos últimos anos trazendo evidências científicas da importância do vínculo afetivo para o desenvolvimento cerebral. A partir daí destrinchamos uma série de vertentes”, explicou a médica.

Segundo ela, é necessário entender como é o brincar, como é a relação entre o adulto e a criança, como isso influencia na sua formação. “É preciso saber qual o papel do adulto nesse desenvolvimento, nessa brincadeira, entender que o brincar é a forma da criança se desenvolver. Brincar é o instrumento mais importante do desenvolvimento da criança”, disse.

Ainda de acordo com a pediatra, crianças de 0 a 3 anos (primeiríssima infância) e de 0 a 6 (primeira infância) estão no período de maior velocidade de desenvolvimento cerebral. “Tudo o que a gente faz nesse período faz diferença para o resto da vida, porque a base cerebral está sendo formada. A velocidade, quantidade e qualidade de sinapses cerebrais estão diretamente ligadas ao vínculo estabelecido com o adulto ao redor dela, seja mãe, pai, família, até cuidadores, monitores, babás, seja quem for. Então vamos olhar, rever, potencializar o que fazemos, repensar o que podemos modificar, ampliar”, completou a médica, que estará amanhã (08/11) na creche Meire Vasques para um novo encontro.

Para a diretora da creche Adriana Vasques, Renata Monteiro Leopoldino, é muito importante a Saúde estar junto com a Educação para que seja feito um trabalho realmente efetivo. “Na semana que vem teremos mais um encontro com o pessoal da saúde e palestras com os pais, para realmente fazer um trabalho na sociedade, pensando no desenvolvimento das crianças e mostrando como essa fase é importante”.

Comentários