Secretaria de Saúde tem boa avaliação de suas ações durante o ano



A Secretaria de Saúde de São Sebastião desde o início do ano tem realizado muitos avanços para a população sebastianense. Segundo a secretaria essas melhorias têm chegado à população de modo direto e indireto.

Administração e Controle de Unidades

No setor de Administração e Controle de Unidades em Janeiro houve a reorganização da escala de trabalho dos servidores das unidades de saúde, em Março houve a criação de modelos de controle de estoque de medicamentos e correlatos nas Farmácias das Unidades de Saúde e também a realização na Faculdade Técnica de São Sebastião (FATEC) da 1ª Plenária Municipal de Saúde da Mulher, que propôs diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Em Maio a secretaria adquiriu por meio de emendas parlamentares equipamentos e materiais permanentes, veículo adaptado para transporte sanitário, ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), material de consumo e ambulância Tipo A. No mês de Julho houve a entrega de novo mobiliário na Farmácia Central, no PSF Maresias, PSF Morro do Abrigo e na SESAU, no mesmo mês houve a readequação física da Farmácia Central para o pavimento superior da Rodoviária Municipal, o que gerou melhora no atendimento, otimização do espaço e menos ruído, no mesmo local, porém em Setembro ocorreu a instalação de linha telefônica.

Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses

Nesse setor houve a reunião no instituto Animália sobre contenção e manejo de animais silvestres, feira de adoção de animais no arraial caiçara e na praça do coreto, palestra sobre envenenamento de animais domésticos em Boiçucanga, orientação à moradores referente ao acesso de cães na praia de Juquehy, participação no 1º Encontro “Bem Estar Animal” no mesmo bairro, além da vacinação casa a casa nas comunidades mais afastadas da Costa Sul e a campanha anual de vacinação antirrábica que atendeu todo o município.

No mesmo setor houve ainda algumas capacitações, como a sobre a febre amarela que foi oferecida aos agentes de saúde de Juquehy, a capacitação sobre imunização para alunas do curso de enfermagem da Faculdade de São Sebastião (FASS) que também foi dada aos funcionários das Unidades básicas de Saúde da cidade e aos profissionais do Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”.

Também ocorreram ações de vacinação, como a contra a Influenza nos berçários, creches, Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEI’s), nos postos de saúde para a população no geral, na cooperativa de sucata e na empresa União do Litoral para seus trabalhadores.

O setor ainda contou com palestras, distribuição de panfletos, plantões educativos, visitações de locais por agentes de combate a dengue e muito mais.

Coordenação de Unidades

Nessa área, a secretaria promoveu visita técnica com parceria a Secretaria de Obras para levantamento das necessidades físicas das unidades de saúde, reorganização administrativa do Centro de Aleitamento Materno, Aquisição e organização do aparelho de colposcopia, reorganização e visita técnica do Centro de Reabilitação da Costa Sul, curso de atendimento humanizado para recepcionistas, reorganização administrativa do Centro de Saúde II do Centro, reunião com os assistentes sociais para reorganização dos serviços, reunião com os nutricionistas do programa “Saúde na Escola”, visita na unidade e reunião com os articuladores dos programas de hanseníase, tuberculose, hepatites virais, DST-AIDS do Centro Municipal de Infectologia (CEMIN), aquisição e organização do aparelho de eletrocardiógrafo, reuniões com discussão dos diversos programas de saúde realizados na cidade, com a secretaria de saúde do estado sobre a casa do adolescente, sobre a Semana da Enfermagem, com o secretário estadual de saúde sobre a mortalidade infantil, com o preceptora de enfermagem da Fundação de Saúde Pública e sobre o protocolo de sífilis do município. Durante o ano também ouve a realização das campanhas mundiais e nacionais de saúde mês a mês, a ampliação da carga horária dos atendimentos psiquiátricos no CAPS de Boiçucanga, promoção do curso de casais grávidos no CIAMA, planejamento familiar oferecido no Centro de Saúde II do Centro, realização, treinamento, atualização e humanização nas salas de vacina, apresentação de palestra na “Semana de Prevenção às Deficiências” e elaboração do projeto “Saúde na Escola”.

Segundo o secretário de saúde, Carlos Roberto Pinto, o balanço das atuações da secretaria é muito positivo. “ Muitas ações foram criadas, outras remodeladas, o trabalho ficou mais dinâmico, o funcionário ganhou mais atenção e treinamento, intensificamos o atendimento a grupos mais vulneráveis da sociedade, enfim, corrigimos falhas e idealizamos serviços, deixo aqui meu agradecimento ao prefeito Felipe Augusto, ele tem aberto muitas portas para o avanço da saúde”, completou ele.

Comentários