Projeto Música na Escola leve ensino musical para dentro das escolas


A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Ela está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação e é considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos.

Sabendo dessa importância o projeto “Música na Escola”, além de atender a lei de obrigatoriedade do ensino musical nas instituições de ensino, dá a oportunidade de vivenciá-la, tornando possível educar através da música e ampliando conhecimentos por meio de aulas teóricas e práticas.

Cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino são atendidos nas 18 unidades escolares do município que são contempladas com o programa, fruto de uma parceria entre Secretaria de Educação (SEDUC) e Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), sendo divididas em 10 fanfarras, 7 bandas de percussão com instrumentos melódicos e 1 banda musical.

Há pelo menos dois anos o projeto não recebia o investimento mínimo para o seu funcionamento. Com a nova gestão foi realizado um acompanhamento e designadas verbas necessárias para a manutenção do “Música na Escola”.

Compras de acessórios básicos como baquetas, peles para instrumentos de percussão e escaletas foram realizadas e a reposição de alguns itens dos uniformes como sapatos e macacões também foi feita. Para 2018 está prevista a compra de novos uniformes e instrumentos.

Para o aluno da rede municipal e clarinetista da Banda Musical da escola municipal da Topolândia (BAMUT), Patrick Sant' Anna Dos Santos Silva, 14, participar do projeto ajudou e incentivou nos estudos, além de proporcionar novas amizades. “No começo fui ensinado a ter uma boa conduta, a respeitar e ajudar o próximo, e é isso que a música ensina a você. A música contribuiu muito no meu desempenho em sala de aula comecei a prestar mais atenção nos meus estudos a respeitar mais meus professores e colegas de sala. Minhas notas melhoraram muito”, declarou o aluno.

Segundo um dos coordenadores do projeto Música na Escola, Romário Amorim, os investimentos realizados têm feito diferença. “O projeto vai além, transforma, engrandece e enriquece educacional e culturalmente esses alunos, auxiliando em seu desempenho escolar e auxiliando socialmente. Temos hoje também alunos motivados e empenhados graças aos novos equipamentos e condições oferecidas para que possam desenvolver seu trabalho com qualidade”, explicou Amorim.

O coordenador disse ainda que por meio do projeto os alunos têm experiências com instrumentos de percussão como bateria, pratos e caixas, além de liras e meia lua. Instrumentos de sopro como cornetas, saxofones, trompetes e clarinetes também são trabalhados. Ao fim das diversas experiências o aluno compõe a banda de sua unidade escolar, dando-lhe assim a oportunidade de representar e demonstrar todos o seu conhecimento e aprendizado. “Os investimentos vêm sendo feitos com responsabilidade e análise e sempre contado com o total apoio dado pela Secretaria da Educação e prefeito Felipe Augusto”, finalizou.

Comentários