Prefeitura anuncia projetos de contraturno escolar e de gestão compartilhada



Em reunião realizada nesta segunda-feira (23/10), a prefeitura, por meio de diversas secretarias, discutiu projetos de contraturno escolar e de gestão compartilhada. O objetivo é desenvolver ações integradas entre as secretarias. Os projetos deverão ser implantados ainda este ano, no caso da gestão compartilhada, e o contraturno no início de 2018.

Participaram da reunião a primeira-dama, Michelli Veneziani Augusto, a Secretária de Educação, Vivian Augusto, a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Célia Silveira da Cruz, representantes da Secretaria de Saúde (SESAU), da Secretaria de Esportes (SEESP), da Secretaria de Governo (SEGOV), e da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).



“#MaisSãoSebastião, o futuro é agora”

O contraturno escolar tem por objetivo promover atividades esportivas e culturais para os alunos da rede pública de ensino. Será desenvolvido em todas as escolas do município, através do programa do Governo Municipal “ #MaisSãoSebastião, o futuro é agora”, que surge como uma estratégia de promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar, entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a gestão da Secretaria de Educação.

Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças e adolescentes. De acordo com o Gestor de Projetos da Prefeitura, Philipe Marmo, este programa poderá proporcionar, além de tudo isso, um melhor desenvolvimento social, além de ser um auxílio para melhorar o IDEB da escola.

Já a gestão compartilhada tem como principal objetivo desenvolver em conjunto com as secretarias municipais a Gestão Compartilhada de programas/projetos ou processos visando um objetivo comum, ou seja, a melhora na qualidade de vida do cidadão sebastianense.

Este projeto busca promover a mudança do paradigma da gestão burocrática para um modelo de gerência pública compartilhada. Tendo como elementos, orientadores a descentralização e a intersetorialidade, referidos a uma proposta de desenvolvimento humano.

O processo de mudança tem como objetivo que a ação da Prefeitura contribua para ampliar as condições de inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população sebastianense.

Por meio da gestão compartilhada, a prefeitura de São Sebastião busca novas estratégias para minimizar e solucionar as vulnerabilidades sociais, e oferecer oportunidades iguais a quem a sociedade deu caminhos diferentes.

Comentários