Litoral Norte pode ter agência reguladora de saneamento básico




O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) aprovou, nesta quinta-feira (19/10), a criação de um grupo de trabalho para viabilizar a implantação da Agência Reguladora de Saneamento Básico do LN. A aprovação aconteceu na reunião do CBH-LN, em Caraguatatuba, onde compareceram os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, de Caraguatatuba, Aguilar Junior e de Ubatuba, Delcio Sato. O secretário de Administração de Ilhabela, Osvaldo Julião, representou o prefeito Marcio Tenório.

A reunião do comitê tinha como pauta principal a questão do saneamento básico ainda deficitário nos quatro municípios da região. Gerentes locais, o superintendente regional, José Bosco Fernandes e o superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp, Marcel Sanches, também marcaram presença no encontro.

Falando com o aval dos demais chefes do Executivo, o prefeito Felipe Augusto deixou claro o descontentamento dos administradores da região com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman. “Nos entendemos muito bom com todos os diretores locais e regionais da estatal, mas o presidente que não conhece nosso Estado, porque é do Rio de Janeiro, trata o Litoral Norte como uma região deficitária”, desabafou o prefeito de São Sebastião.

Os quatro municípios da região estão com contrato de concessão vencido com a Sabesp. Os prefeitos reclamam que a estatal tem apresentado um planejamento de muito longo prazo para universalizar o saneamento básico e a distribuição de água no Litoral Norte. No caso de São Sebastião, o prefeito lembrou que até mesmo bairros de ressonância nacional e internacional, como Maresias, Juquehy e Cambury ainda têm graves problemas com a falta de saneamento e distribuição de água.

Comentários