Estado e Prefeitura se unem no combate ao transporte irregular em São Sebastião





A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião iniciaram um trabalho conjunto de fiscalização a transportes coletivos intermunicipais, na tarde desta segunda-feira (09/10).

O primeiro local a ter um posto montado da operação foi a Rua da Praia, onde ao lado do heliponto da Marinha, fiscais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e agentes da Divisão de Tráfego (DITRAF), abordavam veículos que saíam da balsa, vindos de Ilhabela.

De acordo com o coordenador da operação e funcionário da EMTU, Marcos Strapaissi, o objetivo é fiscalizar estritamente as condições dos transportes intermunicipais. “Nossa fiscalização é para garantir que não haja transportes irregulares. Com ela, verificamos se a empresa de transporte possui cadastro em dia com a STM, se o veículo é apropriado para aquele tipo de atividade e se as vistorias veiculares estão em dia”, explicou.

O chefe do DITRAF, João Firmino, disse que o intuito desta parceria é garantir um transporte seguro e de qualidade, principalmente para os estudantes universitários. “Queremos coibir práticas irregulares que expõe a segurança dos usuários de transportes coletivos, em especial dos estudantes universitários que todos os dias se utilizam deste tipo de atividade”, ressaltou.

Além da verificação em ônibus e vans, a operação consiste em abordar veículos considerados propícios ao transporte clandestino, como Merivas, Zafíras e Doblôs. “Esses carros são os mais utilizados na prática de transportes clandestinos, o que põe em risco a segurança dos passageiros e depois ocupantes da via”, finalizou Strapaissi.

As fiscalizações continuarão pelo município em pontos diversificados. Nesta primeira oportunidade, a operação contou também com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

Comentários