Em São Sebastião coleta de exames nas unidades de saúde é feita sem agendamento prévio






Paciente que tiver encaminhamento médico não precisa fazer agendamento para coletar o exame



O que antes era considerado um transtorno agora pode ser facilidade. Isto porque todas as Unidades de Saúde do Município atendem a coleta de exames no que é denominado livre acesso, ou seja, o paciente que tiver com o encaminhamento médico solicitando exames de sangue ou urina pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e fazer a coleta do material sem a necessidade de um agendamento prévio, como era feito no passado.

A medida, adotada pela atual gestão desde o início do ano, visa facilitar o acesso dos pacientes e zerar a fila de espera para a realização dos exames diagnósticos. “Antes o paciente tinha de ir à unidade de saúde para agendar a coleta do exame e havia uma cota de, apenas, 18 atendimentos diários. Hoje não, se a pessoa precisar basta chegar com o encaminhamento médico e a exigência, para os casos de exame de sangue, jejum de 12 horas”, explicou a coordenadora médica da atenção básica, Lidiane Sacardo de Souza.

Ainda segundo a médica, após a coleta o resultado chega à Unidade de Saúde, em média de 15 a 20 dias após a coleta. “Com o resultado em mãos o médico já verifica e se o exame tiver alguma alteração o agendamento do retorno é feito em 15 dias”, acrescentou.

Atualmente São Sebastião conta com 22 unidades de saúde em bairros da costa norte à costa sul da cidade.

Comentários