Prefeitura faz ação de combate ao mosquito Culex na região Central







Agentes do setor de combate a endemias da Secretaria de Saúde (SESAU) fizeram uma ação de combate ao mosquito Culex, popularmente conhecido com pernilongo. A atividade foi feita nesta terça-feira (19/09) em valas e córregos do Centro Histórico e no bairro da Topolândia, região central da cidade.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o mosquito Culex se reproduz em criadouros com água parada e rica em matéria orgânica como córregos e valetas. “Apesar de não transmitir nenhuma doença no município, as fêmeas em função do hábito hematofágico, causam muito incomodo e consequentemente uma diminuição na qualidade de vida da população o que pode gerar um problema de saúde pública”, explicou a diretora da vigilância em saúde, Fernanda Pauluri.

Segundo ela, o programa de controle do mosquito Culex possui atualmente 73 pontos distribuídos em todo o Município onde ocorrem as ações periódicas de controle ao mosquito. “Estas ações são executadas por quatro agentes de combate a endemias de forma planejada com a identificação das áreas de maior infestação”, finalizou.

Comentários