Prefeito de São Sebastião dá palestra em congresso do São Paulo Boat Show





O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, foi um dos palestrantes do 1° Congresso Nacional de Investimentos em Turismo Náutico, evento vinculado ao São Paulo Boat Show que está sendo realizado na capital paulista.

A conferência tratou do “Projeto Marinas de Reestruturação Turística e Econômica do Município”. Assistiram a palestra políticos de várias regiões do país, empresários e investidores do setor náutico. Acompanharam o prefeito no evento os vereadores Pedro Renato, José Reis, Maurício Bardusco e Onofre Neto.

A palestra do prefeito foi ilustrada com dois vídeos institucionais (do município e do projeto de três marinas públicas), além de várias informações sobre como a administração está tratando a questão náutica. O chefe do Executivo ressaltou que está preparando o município para os impactos positivos do turismo náutico.

Além da implantação das marinas, Felipe destacou os vários cursos de capacitação que já estão sendo desenvolvidos, através do CIP- Centro Integrado Profissionalizante, entre eles os voltados para a área de manutenção náutica. Ele disse que o setor é importante fator de geração de emprego e renda pelo número de empregos gerados direta e indiretamente na manutenção das embarcações.

“Temos um dos melhores canais para navegação de todo o mundo; as praias mais bonitas do país. Estamos no meio dos dois principais polos náuticos do país, Guarujá e Angra dos Reis. Agora, temos Alcatrazes aberto à visitação pública e o arquipélago será a Fernando de Noronha da região sudeste. Não podemos virar as costas para o mar”, enfatizou o prefeito.

Em sua palestra, o chefe do Executivo disse que as três marinas públicas pretendidas pelo município possuem características diferentes. A da Rua da Praia possibilitará ao visitante acesso direto à gastronomia caiçara dos restaurantes e a visitação ao Centro Histórico, além de possibilidade de investimento em Centro de Convenção e hotelaria na região central. Na Marina do Pontal da Cruz será possível ter todo suporte de manutenção das embarcações. Já na Marina da Figueira, há possibilidade de investimentos em resorts nas proximidades.

Paralelamente ao Projeto Marinas, na palestra, Felipe Augusto destacou que o município já iniciou entendimentos para implantação de um homeport, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. O projeto envolve a Marinha do Brasil que também ocupará o espaço e tem como objetivo tornar São Sebastião ponto de partida e chegada dos grandes navios de cruzeiro. Felipe falou ainda da parceria com Ilhabela para implantação do novo sistema de travessia de balsa, e do novo sistema viário da região central, necessário com a chegada estrada do Contorno Sul, ambos inseridos no projeto de marinas e homeport.



A fala do prefeito atraiu a atenção de outros políticos na conferência. Agnelo Silva, prefeito de Cabrália (Bahia), pediu auxílio porque também pretende implantar marina pública em seu município. O prefeito de Guaratuba (Paraná), Roberto Justus, solicitou apoio para ter know-how sobre como atrair investidores para sua cidade. Já o secretário de Turismo de Peruíbe, Eduardo Ribas disse que projeto de São Sebastião é exemplar e serve de modelo para outros municípios.

Comentários