Estudantes participam de visita monitorada ao Centro Histórico de São Sebastião





Estudantes da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, localizada no bairro Morro do Abrigo, região central, participaram de uma visita monitorada ao centro histórico de São Sebastião, na última semana. A atividade é uma complementação das aulas desenvolvidas em sala envolvendo as disciplinas de geografia, história e inglês. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).

Os alunos são guiados pelo centro e conhecem a história de prédios e pontos como os canhões, o cruzeiro localizado na rua da praia, a casa esperança, a igreja matriz e a antiga casa de câmara e cadeia. Na escola eles trabalham a colonização e ocupação do município. Realizam também um projeto pelo bairro da escola, e também do São Francisco, Figueira e Cigarras, pontuando locais com interesse turístico.

Para Cauã Silva Medeiros de Oliveira, 12, a visita trouxe novos aprendizados. “Achei legal, a grande maioria das coisas eu não sabia. Por exemplo, sobre a igreja, como foi criada, o cruzeiro, eu não sabia nada disso”, contou ele, referindo-se ao cruzeiro que é localizado na mesma direção da igreja matriz, utilizado naquela época para que as pessoas que estivessem passando pela região soubessem que ali havia um povo cristão.

O chefe de divisão de fomento, Jucilei Pereira da Silva, que foi o guia no passeio, conta o quão importante é apresentar este novo olhar para os estudantes. “Muitos deles vêm à cidade, passeiam pelas ruas com os pais, mas não tem a menor noção do que está por trás daquela história, por trás da Casa Esperança, quando a mãe vem comprar uma agulha ou um tecido, e o que aquele prédio representa para história dele”, explicou.

Ele disse ainda que este projeto é uma oportunidade de mostrar a história da cidade para os estudantes. “Quando mostramos os canhões, explicamos que nossos antepassados brigaram, morreram, para que nós tivéssemos tenhamos essa liberdade que temos hoje, e o significado desse patrimônio”, contou.

Comentários