Equipe do núcleo infantil da Topolândia participa de formação sobre neurociência





Os professores, monitores, coordenadores e diretores do núcleo infantil da Topolândia, região central de São Sebastião, cujas escolas participantes são EMEI Reino da Alegria, Creche Meire Vasques e Adriana Vasques, participaram de um Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de formação com a palestrante Emiliana Sanches. A atividade aconteceu na noite de ontem (26/09), na Creche Adriana Vasques, do bairro Topolândia.

Emiliana é formada em psicopedagogia e pós-graduada em neurociência e atualmente é professora do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) da escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada.

Com o tema “Neurociência: funções e estimulação cerebral” a palestrante mostrou como o nosso cérebro funciona e como pode ser incitado a adquirir novos conhecimentos. Os nossos neurônios precisam de estimulação para não morrer, e a plasticidade neural, ou seja, a habilidade do cérebro de se recuperar e reestruturar, aliada a estimulações certas auxiliam na aprendizagem.

Algumas maneiras abordadas para se trabalhar a mente das crianças seriam atividades como leitura, teatro, dança, jogos, brincadeiras, ritmo, estímulo da memória e desafios que façam o aluno raciocinar.

Andréa Maria Umbelino Lima, professora do EAPE da EMEI Reino da Alegria e organizadora do evento, disse que intuito da formação foi o de trazer informações, somar e compartilhar conhecimentos, ampliar horizontes e contribuir para uma oferta de ensino de qualidade e que atenda as necessidades e dificuldades dos alunos. “Precisamos estar estudando, pesquisando sempre, buscar melhorar e crescer profissionalmente. E se preciso for, até mesmo mudar posturas e atitudes em sala de aula, uma mudança de olhar, de metodologias e estratégias. Tudo isso pensando não só no aluno com deficiência, mas em todos”, declarou a professora.

Comentários