Em cinco meses mais de 290 atendimentos são feitos pela Patrulha Maria da Penha






A secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) fez um balanço do número de atendimentos feitos pela patrulha “Maria da Penha” instituída pela Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o levantamento, em apenas cinco meses, foram feitos 292 atendimentos sendo 89 referentes às medidas protetivas.

Implantada no mês de abril a patrulha “Maria da Penha” tem como principal objetivo atender às vítimas de agressão e violência doméstica. Para isto, uma equipe específica, com agentes treinados e viatura caracterizada, foi exclusivamente destacada pela SEGUR para compor a Patrulha.

De acordo com o comandante da GCM, Edgar Celestino, desde o início do ano a corporação vem desenvolvendo o chamado programa mulher que inclui a patrulha, cursos de defesa pessoal promovidos na região central e na Costa Sul da cidade. “Fazemos o primeiro atendimento, mas, também acompanhamos os casos semanalmente seja com novas visitas ou com ligações telefônicas e com isso, o resultado do trabalho tem sido bastante positivo”, avaliou Celestino.

O comandante explicou que todos os casos são separados por pastas de cores diferentes e relativas a gravidade de cada caso. “Já tivemos casos que quando chegaram para nós eram considerados gravíssimos e depois de muito trabalho e do acompanhamento feito pela patrulha hoje deixaram de oferecer riscos à vítima. Isto é sinal de que estamos no caminho certo”, complementou.



Medidas Protetivas

Medidas Protetivas são ações expedidas pelo Poder Judiciário, para que a vítima, quando denuncia o agressor, possa ter o resguardo do poder público quanto a sua segurança. Pode ser, por exemplo, a restrição de distância em que o autor do crime pode se aproximar da denunciante.

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