Saúde proporciona momento especial em comemoração ao “Dia da Gestante”







Ação proporcionou às gestantes diversas atividades, entre elas: massagem facial e nos pés, maquiagem, escalda pés, sessão de fotos, bate papo e sorteios



Dezenas de gestantes prestigiaram hoje (15/08) a comemoração do “Dia da Gestante”, realizada pela Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, na “Sala de Espera Florescer”, do Centro de Saúde de Especialidades do Centro de São Sebastião.

Voltada a todas as gestantes do município, principalmente às que enfrentam uma gestação de alto risco, a ação proporcionou às gestantes diversas atividades como massagem facial e nos pés, reflexologia, maquiagem, escalda pés, sessão de fotos e sorteios, além de um bate papo sobre a importância do pré-natal de alto risco, com a Enfermeira Ginecológica e Obstetra, Carla Bruço.

Segundo a enfermeira, o objetivo foi proporcionar informação, conhecimento e beleza. “Temos uma média de 150 gestantes aqui. Esse projeto ajuda a aumentar a autoestima, abaixa a pressão. O comércio local distribuiu prendas para sortearmos hoje também”, disse. Carla contou que a Associação de Proteção à Amamentação e Infância (APAMI) colabora com a doação de enxovais e também doa lanches para as mães que vêm da Costa Sul.

Ainda de acordo com a enfermeira, a “Sala de Espera Florescer” veio ao encontro do ambulatório de pré-natal de alto risco. “Enquanto a gestante espera o médico, fazemos atividades com ela, musicalização, dinâmicas, conversas. A gente pesquisa quem é a mãezinha, de onde ela vem, pergunta o que ela precisa, faz doações”, acrescentou.



Ajuda bem-vinda

A gestante Patrícia Mendes Mota, 29 anos, auxiliar de serviços gerais, iria sair hoje do “Dia da Gestante” direto para a Maternidade. Ela, que está com 40 semanas de gestação, disse que a “Sala de Espera Florescer” foi muito importante. “Eu tive diabetes e me trouxeram para cá, onde me ensinaram muitas coisas e me encaminharam para endocrinologista e nutricionista. Aqui me ensinaram exercícios, atividades para relaxar, a gente vê a diferença, o progresso. Eu não sabia de muitas coisas. Sem essa ajuda eu não sei o que seria de mim. Trabalho em Ilhabela e já parei a balsa três vezes por queda de insulina”, contou.

Rosiane Santos da Silva, 23 anos, está grávida há 16 semanas. Foi encaminhada para a “Sala Florescer” porque estava com descolamento de placenta e problema na tireoide. “Aqui todas as mães têm informação, temos um grupo para tirar dúvidas”, disse.

Odete Soares dos Santos, 33 anos, está grávida há oito meses e teve que parar de trabalhar há dois por causa de pressão alta e varizes. “Aqui é muito tranquilo, a gente conversa, se acalma, pergunta. Temos um grupo no whatsapp. Quando a gente precisa de algo, a Carla faz o impossível para nos ajudar”, comentou. “Aqui a gente aprende ainda a fazer artesanato, crochê para o bebê. Vou ganhar meu filho, mas vou continuar a vir aqui com certeza”, completou Odete.



Comentários