Abertura da Semana de Educação Física lota teatro municipal





A Prefeitura de São Sebastião realizou, na noite de segunda-feira (28/08), no Teatro Municipal, a cerimônia de abertura da 9ª Semana Municipal de Educação Física, com a realização de duas palestras para estudantes e profissionais da área.

Cerca de 200 pessoas acompanharam o evento que contou com a presença do prefeito Felipe Augusto, o Secretário de Esportes (SEESP), Luiz Carlos de Melo Cardim e o secretário das Administrações Regionais (SEADRE), Gelson Aniceto de Souza, o Tota.

Em sua fala, o prefeito avaliou a importância do esporte para a Administração. “Realizamos 80 eventos esportivos que colocaram São Sebastião em destaque no cenário esportivo regional. Com toda a dificuldade encontrada, estamos transformando a nossa cidade. O ginásio do Gringão está indo para licitação ao final do ano, estamos reformulando todas as seleções do município, a Escola de Vela será reestruturada, daremos também prioridade ao surfe e instalaremos academias ao ar livre através de parcerias público-privadas”, enfatizou Felipe Augusto.

O prefeito ainda ressaltou a realização dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) no início de agosto e a futura edição de 2018, que será disputada em fevereiro. Citou também que após 61 anos de Jogos Regionais, São Sebastião será sede do evento em parceria com Ilhabela e incentivou os estudantes que procurem a SEESP no intuito de estagiarem e colaborar com a evolução do esporte no município.

“Nossa missão é proporcionar saúde. Que esta semana seja de muito aprendizado, planejamento e capacitação para todos. Agradeço ao prefeito por estar sempre presente nos eventos esportivos e resgatar a alma do esporte em São Sebastião”, comentou o secretário da pasta, Cardim.

Após a solenidade de abertura, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar duas palestras. A primeira, com a ex-jogadora de vôlei e atleta olímpica, Ana Margarida Alvares, a Ida Alvares, que revelou sua trajetória no esporte desde os 10 anos de idade, relembrando as conquistas pela seleção brasileira, sua experiência como atleta olímpica (de Los Angeles, 1984, à inédita medalha de bronze em Atlanta, 1996) e como surgiu a tão famosa rivalidade com a seleção de Cuba.

“Nós éramos muito amigas das Cubanas. Sempre comprávamos objetos delas para ajudar. Mas no Grand Prix, em Shangai, na China, o Bernardinho (técnico) nos proibiu de ter amizade com elas, estávamos lá como adversárias. As cubanas não entenderam o fato de termos “virado a cara” pra elas, mas deu certo, vencemos a final e elas ficaram muito bravas. O próximo Mundial era no Brasil e elas juraram que iriam nos vencer. E venceram, 3x0. A partir daí todos os jogos começaram a ter provocações e até agressões. É algo que não se vê atualmente. Não existe mais aquela rivalidade”, contou Ida, antes de apresentar um documentário elaborado pela ESPN sobre a rivalidade Brasil x Cuba.

Já a segunda palestra da noite foi realizada com um dos maiores entusiastas da Canoa Havaiana no Brasil, Fabio Paiva. Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Canoa Havaiana e responsável pela introdução do esporte no país, Fabio coleciona títulos e passou ao público sua experiência em organização e participação nos eventos esportivos da modalidade no país.

A programação da 9º Semana de Educação Física de São Sebastião segue até sexta-feira (01/09), no Teatro Municipal.

30/08 - Quarta-feira

19h – Vida Sobre Rodas

Evandro Bonocchi

21h – Nutrição Esportiva

Prof. Dr. Rodrigo Vitasovic Gomes

01/09 - Sexta-feira

19h – Imersão Surf – Da Cultura Polinésia ao Esporte Olímpico e as Ondas Gigantes

Edilson Assunção (Alemão de Maresias)

21h – Vivência Olímpica

Ana Moser

Comentários