Secretaria de Saúde realiza primeira Plenária de Vigilância em Saúde do município



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), realizou a primeira Plenária de Vigilância em Saúde do município, no Observatório Ambiental, na Rua da Praia, na última sexta-feira (07/07). A plenária reuniu munícipes e profissionais da saúde para discutir práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e os mecanismos adotados para prevenção de doenças.

O objetivo foi discutir a prática da Vigilância em Saúde, vinculada aos processos de trabalho, morbidade e mortalidade e as tendências de agravos que a população vem sofrendo no município, por conta da extensão e da vasta área de mata atlântica. Foi discutido também as possibilidades de planejamento da cidade com relação a esses temas.

A plenária iniciou-se com uma palestra com o tema “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, ministrada pela especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Nádia Meireles, que também é biomédica, farmacêutica e presidente do Grupo de Vigilância Sanitária de Taubaté. “A população precisa participar da construção e avaliação do SUS, que é assegurado pela nossa Constituição Federal”, afirmou.

A palestrante disse ainda que a educação em saúde é um dos aspectos mais importantes dos programas e ações de vigilância em saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído com participação popular, através de programas e ações de vigilância em saúde que devem ser respeitados e valorizados”, frisou o secretário de Saúde, Henrique Simões.

Participaram da plenária, além dos munícipes e profissionais da área da saúde (médicos, agentes comunitários, enfermeiros e agentes de vigilância sanitária), o secretário municipal de Saúde, Henrique Simões; a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri; e os conselheiros municipais do COMUS, representando usuários, trabalhadores e gestores, presidido por Isabel Oliveira.

Ao final da palestra, foram elaboradas propostas em grupos para o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, tanto em nível local, quanto regional e nacional, apresentadas em seguida ao plenário. A plenária se encerrou com eleição de seis delegados representando os usuários, trabalhadores e gestores, para a Conferência Regional, que acontecerá no dia 27 de julho, em Taubaté.

O que é Vigilância em Saúde?

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir disso, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Comentários