Prova para a conclusão e validação do ensino fundamental e médio está com inscrições próximas





O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anunciou as novas regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A partir desse ano, o ENCCEJA voltará a certificar o ensino médio, função que foi do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2016.

Podem fazer a prova jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria, maiores de 15 anos para obtenção do diploma de nível fundamental e maiores de 18 anos para obtenção do diploma de nível médio. Estão aptos a fazer a prova, inclusive, candidatos com privação de liberdade (apenados), jovens sob medidas socioeducativas e estrangeiros.

A prova será dividida em redação, mais 30 itens de múltipla escolha por área, somando 120 questões, receberá o diploma quem tirar ao menos 50 % em cada área, inclusive na redação.

Irá cair na prova para os candidatos de ensino fundamental, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, ciências naturais, história e geografia. Para os candidatos de ensino médio as matérias serão matemática e suas tecnologias, linguagens, código e suas tecnologias e redação.

A inscrição é gratuita e deve ser feita de 7 a 18 de agosto no portal oficial para inscrições no Exame Nacional. Para se cadastrar entre no site tendo em mãos RG e CPF.

IMPORTANTE

Quem desejar pode aproveitar os resultados de edições anteriores. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja Nacional, para fins de certificação. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de uma ou mais disciplinas.

Serviço: Para mais informações ligue: 3891-3435 – Secretaria de Educação

Comentários