Pedágio educativo alerta população sobre tráfico de pessoas







Teatro Municipal recebe amanhã, às 19h, palestras gratuitas que alertam acerca dos perigos do tráfico humano



A Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente dos alunos da Guarda Mirim, em parceria com a Coordenadoria da Mulher de São Sebastião, realizaram, na última sexta-feira (28/07), um pedágio educativo com o objetivo de alertar sobre o tráfico de pessoas e convidar para uma palestra sobre o tema, que acontecerá nesta terça-feira (01/08), às 19h, no Teatro Municipal.

A ação ocorreu no cruzamento da rua Mansueto Pierotti, na parte da manhã, às 10h, e na parte da tarde, 14h, onde a Guarda Mirim esticou faixas e distribuiu de panfletos, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as situações que podem ter como finalidade o tráfico de seres humanos.

“Estamos aqui para alertar a população sobre o tema, sobre o Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e também convidá-las para a palestra de terça-feira”, informou o Comandante da GCM, Edgar Celestino.

As ações fazem parte da Semana de Mobilização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e contam com a parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) - que declarou o dia 30 de julho como Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas -, e de instituições que lidam com o tema.

As autoridades alertam para promessas de bons empregos, com boa remuneração, em outras localidades ou países. O risco é de que, por trás dessas propostas atraentes estejam criminosos com o objetivo de cometer crimes como os de prática de servidão, trabalho escravo, adoção ilegal, exploração sexual e, inclusive, de tráfico de órgãos.

Conscientização

Serão duas palestras no mesmo dia, gratuitas e abertas para a população, promovidas pela Coordenadoria da Mulher de São Sebastião, através da campanha “Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas em São Sebastião”.

A primeira será ministrada pela professora Débora Puertas, com o tema “O que é tráfico humano”; a segunda palestra sobre “Tráfico de pessoas e seus desdobramentos”, com o Coordenador do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Dr. Flávio Antas Corrêa.

Serviço: Denúncias contra o tráfico de pessoas podem ser feitas por meio dos canais de denúncia, como o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e o Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível fazer denúncias pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho; e pelo site www.mpt.gov.br, do Ministério Público do Trabalho.

Comentários