Hospital de Clínicas São Sebastião investe em aparelho de ultrassonografia portátil








O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) conta desde semana passada com um aparelho de ultrassonografia portátil, sua vinda tem como objetivo modernizar cada vez mais o hospital, o tornando mais humano.

O aparelho que já é usado em grande parte do mundo teve sua vinda idealizada pelo coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital (UTI), Félix Plastino. Ele foi projetado para atendimento à beira do leito em procedimentos de pronto-socorro e UTI, uma de suas vantagens é a facilidade de uso em procedimentos de emergência, por exemplo, na procura de hemorragia interna em paciente acidentado, acelerando assim seu diagnóstico e tratamento.

Ele também possui aplicação em terapia intensiva, com auxílio em procedimentos rotineiros antes feitos somente baseado em anatomia como acesso venoso central, para infusão de medicamentos potentes, localização e drenagem de derrames pleurais pericárdios; Além do uso emergencial e obstétrico, podendo definir conduta precoce minimizando riscos para gestante e bebê.

O instrumento ainda está operando de modo parcial, pois em agosto uma equipe da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) virá proporcionar um treinamento operacional aos que irão operar o aparelho para que assim ele possa funcionar em plenitude.

Segundo a diretora técnica do HCSS, Luciana Corrêa, o aparelho é de extrema importância. “O aparelho veio para agilizar o procedimento nos pacientes diminuindo assim o risco de vida”, disse ela.

Comentários