Hospital de Clínicas implanta programa de Odontologia Hospitalar para pacientes internados





O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), implantou esta semana um programa de Odontologia Hospitalar, voltado para os pacientes internados nos leitos do hospital, especialmente os que estiverem na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O serviço de “adequação bucal” tem por objetivo eliminar focos de infecção oral nos pacientes, reduzindo assim o risco de doenças mais graves causadas pela má higiene bucal.

De acordo com o coordenador do programa, o cirurgião dentista Donizetti Schiavoni, são feitos exames clínicos de leito em leito, em todos os pacientes internados, inclusive os que estiverem na UTI. “Desta forma, pretendemos contribuir para o aperfeiçoamento das atividades hospitalares e para o bem-estar do paciente internado, dando condições de higiene satisfatórias, evitando doenças graves como a endocardite bacteriana e a pneumonia”, completou.

O coordenador informou que são quatro profissionais realizando este serviço, os cirurgiões dentistas especializados Flávio Peres, Dárcio Freire, Erick Marmo, além dele, Donizetti Schiavoni. Os dentistas perfazem uma escala de 20 horas semanais, dedicando-se a este cuidado essencial com os pacientes, em cumprimento à lei 2776, de 2008, que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas UTI’s e leitos hospitalares.



Comentários