Noite Ambiental reuniu ambientalistas, especialistas, e estudantes no Teatro Municipal







Ações têm movimentado toda a cidade na Semana Municipal do Meio Ambiente



Seis dias de atividades, ações e palestras com o foco na preservação do Meio Ambiente. Assim foi a Semana Municipal do Meio Ambiente que chega ao fim neste sábado (11/06) com a realização de um passeio ciclístico pelas ruas centrais da cidade e a limpeza das Ilhas e do Rio Sahy, em Barra do Sahy, na Costa Sul.

Entre os eventos organizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Noite Ambiental, realizada na noite de quinta-feira (08/06) no Teatro Municipal da cidade reuniu especialistas, ambientalistas, estudantes e autoridades para apresentações de informações sobre o recém-formado Parque Nacional Marinho de Alcatrazes.

Durante a palestra, a chefe da Estação Ecológica Tupinambás, Kelen Leite, fez toda a explicação da biodiversidade encontrada no arquipélago de Alcatrazes e o planejamento para transformar o local em um atrativo turístico com a abertura para a visitação. “Temos em Alcatrazes uma biodiversidade muito grande e é justamente isso que queremos apresentar para os turistas. Por ser uma região de correntes marinhas quentes e frias o número de animais que só encontramos em Alcatrazes é gigantesco é, sem dúvida, um santuário importante para o país”, destacou.

De acordo com Kelen atualmente existem 1.292 espécies em Alcatrazes, sendo que deste total 93 estão ameaçadas de extinção. “Para se ter uma ideia já catalogamos em alcatrazes 259 espécies de peixes, sendo 47 ameaçados de extinção. Este número, por exemplo, é bem superior ao encontrado em Fernando de Noronha que tem um pouco mais de 160 espécies catalogadas”, disse.

Em relação à visitação, Kelen explicou que a intenção é fazer a abertura de maneira gradual, sempre colocando a preservação do Meio Ambiente em primeiro lugar. “Temos estudos e pretendemos abrir o parque de maneira gradativa porque sabemos da importância deste lugar para a manutenção da vida marinha e de espécies de aves”.

O prefeito Felipe Augusto também participou do evento e fez questão de destacar as ações que desde o início do ano a Secretaria de Meio Ambiente está promovendo em toda a cidade. “Estamos há seis meses à frente da Administração e a pasta de Meio Ambiente tem trabalhado arduamente para fomentar ações que possam melhorar as condições ambientais em nossa cidade. Hoje a pasta está composta por técnicos e especialistas da área que, certamente, farão um importante trabalho nos próximos anos”, reforçou.



Workshop

Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente na quinta-feira pela manhã foi realizado no Centro Cultural Batuíra, no bairro São Francisco, um workshop sobre Meio Ambiente que contou com a participação de representantes da empresa Reconecta que tem por objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável. Na ocasião, foram propostas atividades para fazer a reflexão do que existe atualmente na cidade e o que pode ser melhorado para ações programadas a curto, médio e longo prazo.



Comentários