Grupo do Plano de Área do Porto realiza simulado técnico emergencial




O grupo do Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião realizou na tarde de hoje (27/06) um simulado técnico sobre uma possível ação emergencial no canal de São Sebastião, que envolveu a Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião (SEMAM), a Defesa Civil, a Marinha do Brasil, Cia Docas, Transpetro, Dersa, Cetesb e Instituto Argonauta.

De acordo com o grupo do Plano de Área, a ocorrência do simulado visa gerenciar o rompimento de um mangote durante o abastecimento de uma embarcação da Dersa, de aproximadamente quatro metros cúbicos de vazamento de óleo.

Durante o simulado foi detectada a presença de óleo na Prainha da Rua da Praia, Porto Grande, Praia Deserta e manguezal do Colheiro, local em que está acontecendo um afugentamento da fauna, além de barreiras instaladas para contenção. Um animal marinho oleado também foi encontrado.

O objetivo da ação é o de monitorar o tempo de atendimento e de respostas às emergências. Na ocasião, foram solicitados apoio de embarcações das instalações. A SEMAM informa ainda que está monitorando a área de vazamento e orientando embarcações de recreio e pescadores a não se aproximarem. Também foi simulado a interrupção total da travessia da balsa.

Comentários