Secretaria da Educação realiza edição do Encontro Regional de Astronomia e Astronáutica





O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu, nesta terça-feira (09/05), a abertura do 63º Encontro Regional de Astronomia e Astronáutica. O evento acontece até a próxima quinta-feira (11/05) e tem como objetivo capacitar professores do ensino fundamental e médio, além de aproximar astrônomos profissionais e amadores da região.

O prefeito Felipe Augusto participou da cerimônia de abertura e aproveitou a ocasião para autorizar, em público, a viabilização de estudos, por parte da Secretaria de Educação, para a construção de um planetário no município. "Tenham certeza de nosso comprometimento em ampliar este projeto cada vez mais", declarou.

A secretária de Educação, Ivani Capelossa, afirmou que a pasta almeja fazer deste evento um engajamento crescente, junto ao poder público, para que a cidade seja cada vez mais educativa.

O palestrante, Alberto Alves de Mesquita, astrofísico da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), explicou a origem dos planetas, por meio de fusões nucleares que formaram os planetas e pelas placas tectônicas que provam que, um dia, todos os continentes eram um só. "Isso explica a formação das cordilheiras e montanhas e de diferentes tipos de seres vivos que tiveram que se adaptar para sobreviver em seu meio", ressaltou.

Mesquita apresentou também a estrutura lunar, cuja apenas 59% de sua formação pode ser vista da Terra. Além disso, os professores presentes puderam ficar por dentro de outras curiosidades do Sistema Solar, tais como o conhecimento de que o uso de celulares modernos depende da astronomia; que um dia em Mercúrio equivale a dois anos vividos na Terra e que o Sol comportaria 109 "Planetas Terras" dentro de si.

Para o professor de Ciência, Guilherme Ruiz, a palestra foi excelente. "O professor Mesquita foi muito profissional e nos passou um conteúdo interessantíssimo que poderá ser trabalhado em sala de aula", avaliou.

Planetário itinerante – Durante os três dias de evento, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências afins do Rio de Janeiro (MAST), estudantes da rede municipal também serão capacitados com palestras interativas na Costa Sul, Norte e Centro de São Sebastião, por meio de um Planetário Itinerante.

Essa é uma das atividades do EREA idealizado pela professora Heliane Harumi, coordenadora Regional da Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Junto com as palestras sobre o OBA acontecerão oficinas sobre fenômenos astronômicos e de astronáutica com lançamento de foguetes. O planetário itinerante passará pelos quatro cantos da cidade. Na terça-feira (09), esteve na EM Henrique Botelho (Centro); quarta-feira (10), na EM Antônio Luiz Monteiro, em Boiçucanga (Costa Sul) e na quinta-feira (11), na EM Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada (Costa Norte).

Comentários