Sebastianenses são surpreendidos por simulado de acidente na Avenida Guarda Mor Lobo Viana




Amanhã a ação vai acontecer em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade, a partir das 10h



Placas informativas e educativas por todos os lados com perguntas chaves sobre segurança no trânsito, tais como "beber ou não beber; "atender ou não atender" foram lidas por quem passou pela região Central, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana em São Sebastião, na manhã de hoje (18/05). Ao mesmo tempo foi realizada uma simulação de urgência e emergência, que reproduziu acidente envolvendo uma moto, que tentava ultrapassar cruzando em local proibido e um carro.

Como resultado, duas vítimas, o motociclista e o motorista, foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o auxílio dos agentes da Divisão de Tráfego (DITRAF).

Todo este cenário foi pensado e promovido pela Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio das equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Divisão de Tráfego e Guarda Civil Municipal (GCM) dentro das ações do Maio Amarelo – mês de conscientização da sociedade quanto às ações de segurança que devem ser tomadas no trânsito, evitando-se, assim, acidentes.

Para a funcionária de uma das lojas em frente à simulação, Bruna Alves dos Santos, de 29 anos, tudo foi muito interessante. "Achei bem legal, porque têm pessoas que ficam apavoradas pensando que é de verdade e também é bacana por mostrar a situação na prática, como se estivesse realmente acontecendo", comentou.

O jornalista Gustave Gama, presente ao evento para cobertura midiática, aprovou a iniciativa. "Nós que acompanhamos o dia a dia destas equipes de resgate, sabemos da importância deste tipo de evento. Neste momento, que vivemos o Maio Amarelo, achei muito importante esta ação, que levou muitos que passavam a acreditar que era real pela veracidade das cenas", avaliou.



Maio Amarelo - Segundo o secretário de Segurança Urbana de São Sebastião, José Roberto de Lara, o movimento Maio Amarelo tem uma só proposta, que é a de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A Assembleia Geral das Nações Unidas editou uma Resolução no ano de 2.010, que define o período de 2.011 a 2.020 como uma década de ações para segurança no trânsito.

Só no ano de 2014 o Brasil teve 43.780 mortes no trânsito. Em 2015 foram 37.306 mortes. O secretário de Segurança Urbana avalia que a queda no número de acidentes ocorreu devido às campanhas de conscientização.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para 1 milhão e 300 mil mortes no trânsito durante o ano de 2009 em 178 países. Cinquenta milhões sobreviveram com sequelas.

Ainda segundo a OMS, acidente de trânsito é o maior responsável por mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos. O Brasil é o quinto país em número de mortes no trânsito. Os quatro primeiros são: Índia, China, EUA e Russia.

Comentários