São Sebastião terá primeira cirurgia de videolaparoscopia do Litoral Norte





São Sebastião será a primeira cidade do Litoral Norte a oferecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cirurgias de videolaparoscopia que serão realizadas a partir desta quarta-feira (10/05) no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na região central da cidade. Este tipo de cirurgia, menos invasivo e com uma recuperação bem mais rápida dos pacientes, funciona principalmente para o tratamento das questões ligadas as complicações por pedra na vesícula.

As cirurgias serão possíveis graças a um convênio assinado, na noite desta segunda-feira (08/05), pelo prefeito Felipe Augusto juntamente com a interventora do Hospital, Denise Passarelli, e os representantes da empresa que irão prestar os serviços pelo menos duas vezes por semana na cidade.

A intenção é diminuir a demanda existente atualmente no município e proporcionar um atendimento de qualidade para os pacientes que, hoje, contam apenas com a chamada cirurgia "aberta", ou seja, o método mais tradicional com cortes mais profundos e pontos que levam mais tempo para a recuperação do paciente. "Na cirurgia aberta o paciente quando saí do centro cirúrgico leva pelo menos mais três dias internado e 90 de recuperação antes de voltar as suas atividades normais. Com a videolaparoscopia este tempo reduz para apenas um de internação e 10 dias de retomada das atividades", explica o cirurgião geral, Marco Pandini.

De acordo com o também cirurgião geral, Luís Fernando Libólio, a estimativa é fazer ao menos 16 cirurgias por mês. "A intenção é fazer 190 cirurgias em um ano e cerca de 500 consultas. Nós atenderemos os casos de urgência de pacientes internados, por exemplo, com pancreatite e também os casos ambulatoriais que deverão chegar até nós por encaminhamentos feitos diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde", frisou.

Comentários