Novas atitudes na hora do intervalo escolar zeram número de problemas entre os alunos





Geralmente quando se fala em recreio escolar a primeira lembrança que se vem à mente é a de correria, bagunça e às vezes acidentes com as crianças. Mas isso, não é o que tem acontecido na escola municipal Joana Alves dos Reis, no Canto do Mar, Costa Norte de São Sebastião.

Há pelo menos dois meses os vinte minutos dedicados ao chamado recreio passaram a ser organizados com brincadeiras lúdicas, jogos de tabuleiro e o chute à gol na quadra da escola.

De acordo com a diretora Gilsemara Odorizzi, as novas atividades são acompanhadas por monitores em brincadeiras divertidas e educativas. “Quando chegamos, há três meses, observamos que o número de ocorrências com os alunos chegava a 10 diariamente nos intervalos. Diante disso, decidimos trazer novas formas de brincar para o período e por incrível que pareça, logo no primeiro dia de mudança, não tivemos nenhum registro de acidente ou incidente envolvendo os alunos”, lembrou Gilsemara.

A diretora lembrou também que o recreio é dividido em duas etapas: primeiro as crianças menores fazem o intervalo, depois que elas retornam para as salas de aula, e posteriormente é a vez das crianças maiores aproveitarem o tempo, tudo com o mesmo formato de atividades.

“Muitos esperam este momento para brincarem com os brinquedos que adquirimos para a escola. Carrinhos, tabuleiros de dama, a mesa de pebolim, tudo isso que fez com que os alunos se interessassem em aprender a forma correta de brincar sem se machucar”, destacou a diretora.

Comentários