Hospital das Clínicas de São Sebastião faz homenagem surpresa a enfermeiros



Os enfermeiros que saiam do plantão do Hospital das Clínicas e do Pronto-Socorro Central na segunda-feira (15/05) foram surpreendidos na recepção por uma homenagem especial. A ação, que faz parte da Semana da Enfermagem que começou na última sexta-feira (12/05) em menção ao Dia do Enfermeiro, comemorado na mesma data, teve declamação de poemas, juntamente com uma encenação de Florence, com trajes típicos da época da Guerra da Crimeia, quando a enfermeira Florence Nightingale se vestia de homem para ir aos campos de batalha ajudar os necessitados.

A interventora do Hospital das Clínicas, Denise Passarelli, destacou que esta foi uma demonstração de respeito a estes profissionais que trabalham arduamente para dar aos nossos pacientes a melhor acolhida. "Em nome da Prefeitura Municipal de São Sebastião, agradecemos a vocês por todo empenho e profissionalismo", completou.

O secretário de Saúde, Henrique Simões, esteve presente para parabenizar a todos em nome do prefeito Felipe Augusto e ressaltou a belíssima escolha por essa profissão que serve a vidas. "O zelo para com o próximo é uma prática diária de vocês. Entendo que toda militância é muito mais bem-sucedida quando tem a união de uma classe inteira. Mesmo com todo aparato tecnológico a nossa disposição, vocês, profissionais de saúde, ainda são a nossa maior tecnologia", ressaltou o secretário.

A encenação, interpretada por alunos de enfermagem da Escola Técnica de São Sebastião (ETS), foi o que mais chamou a atenção dos profissionais homenageados que disseram nunca ter recebido nada parecido antes. A técnica de enfermagem, Larissa Lopretto, que trabalha há três anos no hospital, disse que nunca participou de nada parecido. "Isto nunca aconteceu aqui, achei super bacana. O que mais gostei foi da ilustração de Florence; foi muito bonita", ressaltou. Quando questionada sobre o porquê da escolha pela profissão, Larissa respondeu que escolheu ser técnica de enfermagem por amar cuidar de pessoas", definiu.



Florence Nightingale – Nascida em Florença em 1820, a enfermeira Florence veio a falecer em 1910 após marcar a enfermagem com sua história por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história como "A dama da lâmpada" por utilizar lamparinas para iluminação durante seus trabalhos de auxílio aos feridos durante a noite. Sua contribuição à enfermagem também foi marcada por ser pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.

Comentários