Especialistas falam sobre a importância do vínculo entre mães e filhos desde a gestação








A importância da criação de vínculos com os bebês desde a fase inicial da gestação foi um dos temas abordados no 1º Simpósio relacionado ao programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e que integra a programação da 1ª Semana do Bebê de São Sebastião que segue com uma série de atividades e programações até o próximo domingo (21/05).

Durante a abertura do simpósio o secretário de Saúde, Henrique Simões, destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes em ver este teatro lotado com profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos para garantir um atendimento ainda melhor para a nossa população. Este é um importante momento de capacitação. Queremos com este projeto deixar um importante legado par ao nosso futuro” destacou.

O vice-prefeito Amilton Pacheco também participou do evento, na ocasião representando o prefeito Felipe Augusto. “Ninguém nunca se preocupou tanto com o bebê como hoje e tenham certeza de que estamos trabalhando forte para levar saúde de qualidade não só para os bebês, mas, para toda a população de Costa Norte à Sul do município”, reforçou Pacheco.

Na primeira parte do simpósio, a psicóloga e educadora perinatal Laura Upliguer reforçou a importância de se criar os vínculos e os benefícios que estes pequenos gestos podem acarretar para uma sociedade inteira no futuro. Segundo ela, as relações de afeto, amor, amizade são transmitidas pela família e pela mãe desde os primeiros momentos da concepção do bebê e isto vem sendo estudado há décadas pelos profissionais.

“Mesmo que inconscientemente o que somos hoje é fruto do que nossos pais fizeram ontem e de como fomos concebidos, tratados e transformados desde os primeiros minutos de vida intrauterina. Por isso, o tratamento adequado, as políticas públicas voltadas para o atendimento correto, desde os primeiros meses do pré-natal até o final de uma gestação são tão importantes. Os estudos mostram que as mulheres que tiveram uma gravidez em harmonia resultam em seres humanos muito melhores”, disse Laura.

A especialista lembrou ainda que as relações de afeto e carinho durante o período de gestação e nos primeiros anos da infância devem ter as atenções redobradas não só nas classes sociais mais baixas.

“Este é um problema que não escolhe classe social, o que percebemos é que há muitos casos de falta de afeto e problemas na gestação nas chamadas classes sociais dominantes e o resultado disso? Cidadãos que no futuro terão o poder nas mãos, mas, não terão a consciência de pensar com carinho no outro e isto pode acarretar em uma série de decisões que poderão prejudicar uma sociedade inteira”, frisa.

Na sequência, a palestra foi feita pela psicóloga especialista em Educação Infantil Ely Harasawa que também abordou o desenvolvimento infantil e a construção do vínculo durante o cuidar e o brincar.



Programação:

20/05

Centro Histórico

10h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância: (ponto de Encontro: Praça do Coreto, às 9:30h, Participação da Fanfarra Municipal da Topolândia)

Maresias

10h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: Creche de Maresias (Primeiras Letras), às 9:30h, participação da Fanfarra de Maresias e da professora Tatiana Tardioli com a Dança Materna)

Boiçucanga

16h - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: Praça da Alegria, às 15:30h;

21/05

Enseada

9h30 - Caminhada Pela Primeiríssima Infância - (ponto de Encontro: EMEI Ponei Azul, às 9h - Participação da Fanfarra Cynthia Cliquet)

Praça da Enseada

10 horas - Oficina de Musicalização Infantil (com a Prof. Rosangela Tavares); Varal da Pastoral; Apresentação da Oficina de Balé; Roda de Contação de Histórias; Brincadeiras com as Famílias.

Comentários